Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/11/2018-16h40

Florianópolis lança sistema de qualidade dos serviços de saúde desenvolvido em parceria com Udesc

Professora Sulivan Fischer (centro), durante o lançamento Foto: Divulgação
Um sistema lançado na manhã desta quarta-feira, 21, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis permitirá a avaliação, controle e incentivo à melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas unidades de saúde do município. O sistema se baseia em metodologia desenvolvida em 2017 durante as aulas do curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), de forma conjunta com a própria SMS.

A Udesc mantém – por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) – uma parceria com o município desde 2011, em que alunos do curso de graduação em Administração Pública desenvolvem soluções para demandas apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

O trabalho é realizado como atividades das disciplinas Teoria e Prática em Administração de Serviços Públicos, a cargo da professora Sulivan Fischer, e Sistemas de Accountability, da professora Paula Schommer, com alunos da última fase do curso. Do lado da Secretaria Municipal de Saúde, o projeto foi coordenado pela assessora de planejamento estratégico, Daniela Baumgart de Liz Calderon.

AcreditaSUS Floripa

O Sistema Municipal de Acreditação em Saúde de Florianópolis (AcreditaSUS Floripa) foi lançado na manhã desta quarta no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). A professora Sulivan Fischer participou do lançamento como representante da Udesc Esag. A equipe de professores e alunos trabalhou em parceria com a Diretoria de Inteligência em Saúde da SMS.

O Sistema de Acreditação em Saúde de Florianópolis será permanente, com ciclos de avaliação e certificação das unidades municipais. O primeiro ciclo foi iniciado com o lançamento de hoje e deve se estender até novembro de 2019. Cada ciclo dura cinco etapas: na primeira, iniciada agora, os gestores de cada unidade de saúde fazem a adesão, assumindo compromisso com os padrões de qualidade estabelecidos pelo sistema.

Na fase seguinte, cada unidade faz uma autoavaliação, estabelecendo metas para atingir os padrões ainda não alcançados. Na terceira fase, as unidades de saúde recebem a visita de avaliadores externos, que verificam o cumprimento das metas. A quarta fase é a certificação, em que as unidades e equipes recebem uma “nota” de qualidade. Na última fase, o ciclo é reiniciado, partindo da certificação anterior.

Remuneração variável

A adesão ao sistema pelas unidades de saúde não é obrigatória, mas as equipes bem avaliadas são recompensadas, inclusive com ganhos na remuneração, pagos com recursos municipais e federais. No primeiro ano, podem aderir as 49 unidades básicas (os postos de saúde). Depois, o sistema será estendido às unidades de pronto-atendimento (UPA) e policlínicas.

“O sistema proporciona uma melhora na qualidade de prestação do serviço, de eficiência e transparência nas ações, além de reconhecimento em relação ao desempenho do servidor público”, explica a professora Sulivan Fischer. “E os alunos da Udesc podem aprender na prática sobre o sistema de saúde e os mecanismos de co-produção do bem público, com a universidade e a secretaria trabalhando em conjunto”.

Saiba mais sobre o AcreditaSUS Floripa

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professora Sulivan Fischer (centro) da Udesc Esag, durante lançamento do AcreditaSUS Floripa
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h