Nova subestação era demanda antiga - Foto: Ascom Udesc
Após duas semanas de utilização de geradores, o fornecimento de energia elétrica no Campus I da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, voltará a ser realizado por meio da rede de distribuição da Celesc no domingo, 8, sendo assim normalizado.
Com isso, a empresa responsável pela reforma da subestação local removerá os equipamentos e prosseguirá com a conclusão da obra, que agora está em fase de acabamento.
Em virtude da operação de desligamento dos geradores e ligação com a rede externa, não haverá energia no campus no sábado, 7.
O cronograma de execução da obra previa o retorno da ligação com a Celesc em 15 de março, mas os trabalhos foram adiantados, o que possibilitou antecipar o prazo em uma semana.
Capacidade ampliada em 27%
A reforma da subestação do Campus I da Udesc no Bairro Itacorubi era uma demanda antiga da universidade. Os equipamentos utilizados apresentavam sinais do prolongado tempo de uso e estavam obsoletos frente à atual e futura demanda energética da instituição.
"A utilização dos geradores causou transtornos, tanto para alunos como para servidores. Porém, com a reforma da subestação, teremos mais segurança na recepção e na distribuição de energia elétrica no campus, além de aumentar a capacidade de alimentação", explica o pró-reitor de Administração da Udesc, Vinicius Perucci.
A nova subestação terá capacidade instalada de 1,5 mil kilovoltamperes (kVA), 27% a mais do que a antiga estrutura. A ampliação permite atender a demanda de energia de novos prédios no campus e a instalação de outros transformadores, aumentando a capacidade energética quando necessário.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143