Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/04/2017-18h57

Fundação Catarinense de Cultura assina termo que transfere Coletânea Garibaldina à Udesc Laguna

Assinatura ocorreu nesta terça, com diretor-geral do centro (à esq.) e presidente da FCC - Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira, 6, o Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) assinaram o termo de transferência temporária da Coletânea Garibaldina para o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da instituição, em Laguna.

O ato contou com o diretor-geral da Udesc Laguna, Carlos André da Veiga Lima Rosa, e o presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rodolfo Pinto da Luz.

Com cerca de 16 mil objetos, a coleção é o mais completo acervo sobre Anita Garibaldi, que, ao lado do marido Giuseppe, lutou na Revolução Farroupilha, quando foi instalada a República Juliana, em Laguna, e pela unificação da Itália, onde morreu, em 1849, aos 27 anos. Há peças como livros, manuscritos, fotos, brasões, armas e selos.

Repasse definitivo

Todos os itens estão sendo catalogados para que possa ser feito o termo definitivo de transferência à Udesc Laguna. "A coletânea é bastante relevante, pois conta a história de uma das personagens femininas mais lembradas da história catarinense e também porque foi organizada por Wolfgang Ludwig Rau, um nome importante para a arquitetura do Estado", explica a diretora de Patrimônio da FCC, Vanessa Pereira.

O arquiteto e escritor Rau foi um dos principais estudiosos da vida de Anita e publicou uma série de livros sobre ela. Sua coleção foi adquirida pelo Governo do Estado em 2001, sob custódia da FCC, e cedida à Fundação Lagunense de Cultura a partir de 2002, ficando armazenada na Casa Pinto D'Ulysséa, em regime de comodato. 

No ano passado, os bens foram transferidos para a Udesc Laguna, onde as obras passam por manutenção, com supervisão do Ateliê de Conversação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor), da FCC.

A intenção é de que a universidade cuide, pesquise e possibilite o acesso e o uso do acervo, em um comodato que tem prazo de dez anos e pode ser prorrogado por um período igual.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010

* Com informações da Assessoria de Comunicação da FCC
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h