Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/05/2021-17h32

Galeria Dora Dutra Bay da Udesc promove cursos de qualificação para artistas

O Espaço Expositivo Dora Dutra Bay, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vai promover quatro oficinas para formação e qualificação de artistas catarinenses. Em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) Udesc e o Edital Campus de Cultura, os cursos serão de junho a julho, e dois deles ainda estão com as inscrições abertas.  

As oficinas irão abordar conteúdos de criação de portfólio, livro impresso, site artístico e a relação entre artes visuais e literatura. “Foram demandas que a gente entendeu que são importantes e um pouco escassas na formação e qualificação dos jovens artistas, mesmo dentro da própria Udesc”, afirma Fernanda Soares, bolsista do projeto de extensão Dora Dutra Bay. 

Todos os cursos serão gratuitos, abertos ao público, com emissão de certificado, e transmitidos pela plataforma do Moodle Udesc.

Confira as datas e as informações de cada oficina: 

1° de junho à 27 de julho - "Portfólio: criação e edição", com Bruno Novaes 

Bruno Novaes é artista e educador. Tem licenciatura em Arte, pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, e especialização em Artes Visuais, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Apresentou exposições individuais no Programa de Exposições do Centro Cultural de São Paulo e na Temporada de Projetos do Paço das Artes. Suas obras integram coleções públicas no Museu de Arte do Rio de Janeiro, no Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, e em diferentes cidades por meio de prêmio aquisição em salões de arte. Entre os prêmios, destacam-se a publicação do livro “Alugo para rapazes”, pela editora Lamparina Luminosa, a bolsa-residência internacional Arquivo Coleções de Histórias Ordinárias (ACHO), e o Programa de Ação Cultural (PROAC), por histórico em artes visuais no estado de São Paulo.

As inscrições para esta oficina estão encerradas.

3 de junho à 29 de julho - "Ensaio para um livro impresso", com Beatriz Matuck

Beatriz Matuck é formada em Arquitetura, com especialização em produção gráfica e gestão cultural. Possui experiência em desenho gráfico de livros e desenho expográfico de exposições de arte. Atualmente é assistente de curadoria no Instituto Moreira Salles.

As inscrições ficam abertas até 3 de junho, e devem ser realizadas neste link.   

17 de junho à 15 de julho - "Introdução à programação para artistas ou curadores", com Anderson Kaue

Anderson Kaue Plebani é bacharel e mestre em Filosofia, com ênfase em Filosofia da Arte. Tem longa experiência com design gráfico e programação de aplicações em web: websites, portifólios, blogs, e-commerces. Parte dessa experiência é dedicada a trabalhos em conjunto com artistas. Atualmente, está desenvolvendo a tese de doutorado em Filosofia da tecnologia e da educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As inscrições ficam abertas até 7 de junho, e devem ser realizadas através deste link

8 a 29 de julho - "Aproximações entre artes visuais e literatura em Santa Catarina", com Fernando Boppré

Fernando Boppré é curador e escritor, livreiro da Humana Sebo e Livraria e coordenador editorial da Editora Humana. Mestre em História Cultural pela UFSC, dirigiu o filme “Pequenos Desencontros”. É autor do livro de poemas “Poço Certo”, da editoria Caiaponte Edições. Foi diretor do Museu Hassis, presidente do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (FUNCINE) e chefe de serviço do Museu Victor Meirelles, do Instituto Brasileiro de Museus, do Ministério da Cultura. Como curador, realizou mais de 50 exposições nos últimos quinze anos.

As inscrições para esta oficina estão encerradas.

Sobre o Projeto de Extensão
Em homenagem à professora do Ceart Dora Dutra Bay, que faleceu em 2009, o Espaço Expositivo foi criado em 2018, com o objetivo de ampliar os espaços de produção, distribuição e fruição de arte na comunidade interna e externa à Udesc. Hoje é coordenado pela professora Cristina da Rosa, e já recebeu nove exposições em múltiplas linguagens, que, antes da pandemia, aconteciam no hall da reitoria do Ceart. Além das oficinas de formação, o projeto vai realizar um catálogo das exposições com o apoio do Edital Campus de Cultura. 

Saiba mais
Acompanhe o Espaço Expositivo Dora Dutra Bay por meio da página do Facebook

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h