Acadêmicos e servidores lotaram Auditório da Udesc Esag para ouvir o mandatário.
Fotos: Gustavo Cabral Vaz/Ascom
"Além do ajuste fiscal, o Brasil enfrenta uma crise no seu modelo de estado, caro e defasado, e no seu modelo político, que está de costas para a sociedade. Ambos terão de ser corrigidos e são necessárias mudanças profundas e radicais, principalmente no serviço público. Chegou a hora de ter coragem de enfrentar esses estruturas e reconstruir o sistema. Essa mudança sem dúvida vai acontecer e deverá incluir, eventualmente, uma nova constituinte".
Essa foi a tônica da palestra proferida pelo governador do Estado, Raimundo Colombo, na noite desta quarta-feira, 4, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.
O evento fez parte da Semana Esaguiana, promovida por entidades estudantis da Udesc Esag, que realiza palestras, debates e minicursos até a próxima sexta-feira, 6.
Duas horas de conversa
Em uma conversa de quase duas horas com acadêmicos, docentes e técnicos da universidade, o governador falou sobre seu dia a dia como gestor, os desafios da administração pública e as perspectivas para o Estado e o País.
Ele comentou questões atualmente em evidência – como a reforma da Ponte Hercílio Luz e o novo acesso ao aeroporto da Capital – ao falar das dificuldades do gestor público e dedicou atenção especial ao problema do déficit previdenciário.
Ao abordar os efeitos da crise, o governador reafirmou que Santa Catarina não terá aumento de impostos e ressaltou os diferenciais do estado, que registra os melhores indicadores sociais e econômicos do País. "A crise é forte, mas nós temos os elementos para reagir".
Ele citou diferentes ações de governo e apresentou um sistema que permite o acompanhamento e controle, por qualquer cidadão com acesso à internet, de projetos em execução pelo Estado: o
Painel SC, que no momento reúne dados do Pacto por SC e do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).
A Udesc
Ao manifestar sua satisfação em falar no meio acadêmico, o governador enalteceu a atuação da Udesc, que "cumpre muito bem o seu papel", e pregou o "respeito absoluto" à autonomia da universidade, parabenizando a atual gestão e desejando sucesso ao reitor eleito. "A Udesc é investimento, não despesa", afirmou, ao comentar o conceito de custeio do estado.
E deixou um recado especial aos jovens acadêmicos, lembrando que o centro de ensino é berço de empreendedores: "Ser empreendedor é um talento, de viver a gestão de riscos, e nosso estado se destaca nisso. Não tenho dúvida que, se tem uma coisa boa para o jovem idealista, é ter e viver desafios, superar dificuldades e construir um futuro".
Prestigiaram a palestra o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, o reitor eleito para a gestão 2016-2020, Marcus Tomasi, e a diretora de Ensino da Esag, Ana Paula Menezes Pereira.
Ao agradecer a presença do governador, o reitor parabenizou os estudantes pela relevância do evento e destacou o apoio que o mandatário tem dado a universidade em seus cinco anos de governo, no sentido de valorizar os servidores e manter a qualidade dos serviços prestados à sociedade catarinense.
Semana Esaguiana
A Semana Esaguiana é uma iniciativa do Diretório Acadêmico de Administração e Gerência (Daag), com apoio de representações estudantis dos três cursos: o Centro Acadêmico de Economia (Cade), o Centro Acadêmico Cinco de Julho (Cacij), de Administração Pública, e o Centro Acadêmico de Administração Empresarial (Caemp).
O presidente do Daag, Ademir Ribas Machado, abriu o encontro destacando a satisfação de trazer, pela primeira vez, o governador do Estado para conversar com os acadêmicos da Udesc Esag.
O reitor e o acadêmico presentearam Raimundo Colombo com um conjunto de lembranças relacionadas à universidade e ao centro de ensino.
Outros eventos
Outros eventos da Semana Esaguiana já realizados foram as palestras sobre finanças e investimentos, com o economista Vanio Boing, e sobre empreendedorismo social, com o administrador André Servaes; além de um encontro sobre o Clube de Finanças, projeto de acadêmicos da Economia da Udesc Esag.
O debate com congressistas que estava previsto para sexta-feira de manhã foi cancelado, devido a uma alteração de agenda dos participantes.
Veja a programação completa na
página da Semana Esaguiana no Facebook.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281