Ranking do MEC aponta o curso como o 7º da região e 23º mais bem avaliado do Brasil
Curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc teve início em 2008,
em Laguna. Foto: Jonas Pôrto/Udesc
O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está entre os melhores do país, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), divulgados na sexta-feira, 11 de abril.
Conforme o Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2023, um dos indicadores utilizados pelo MEC para aferir a qualidade da educação superior no Brasil, a graduação ofertada pelo
Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Udesc em Laguna, alcançou a sétima posição entre os 133 cursos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná avaliados.
No estado, a graduação ficou em segundo lugar dos 37 cursos classificados, atrás a penas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já a nível nacional, ocupou a 23ª posição entre os 565 cursos examinados.
Além dos índices positivos no CPC, o curso obteve nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avaliou o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
“O excelente resultado obtido nos indicadores do MEC pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc em Laguna é reflexo do trabalho consistente e comprometido que temos desenvolvido ao longo dos nossos 17 anos de existência”, afirma Alberto Lohmann, chefe do departamento de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna.
Para o professor, três fatores foram fundamentais para a boa avaliação: o corpo docente qualificado, o engajamento estudantil e o aprimoramento curricular. Segundo Lohmann, dos 17 professores efetivos, 15 já são doutores e outros dois estão em processo de doutoramento. “A maioria do nosso corpo docente conquistou essa qualificação acadêmica durante o período em que já atuava na Udesc, demonstrando um forte compromisso institucional com a excelência”, adiciona.
Lohmann também realça a participação ativa dos estudantes em atividades de ensino, pesquisa e extensão, e nos processos de avaliação e aprimoramento do curso, por meio do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (CAAU), como elemento importante para os resultados dos indicadores.
O docente ressalta ainda alterações realizadas ao longo do tempo no currículo do curso, especialmente a iniciada em 2018, que buscou integrar os conteúdos de maneira mais efetiva. “Essa reformulação promoveu maior articulação entre as disciplinas, com ênfase especial nas áreas de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo”, explica.
Com início das aulas em 2008, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna está entre as 60 graduações disponibilizadas pela universidade em Santa Catarina. Interessados em ingressar no curso podem concorrer a uma das 30 vagas ofertadas por meio do Vestibular de Inverno 2025, que recebe inscrições até 29 de abril. Saiba mais na página
udesc.br/vestibular.
Resultados positivos para a Udesc
Além do curso de Arquitetura e Urbanismo, a Udesc obteve nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) 2023, que integra o conjunto de indicadores da qualidade da educação superior divulgado pelo Inep.
Com o resultado, a Udesc avança em relação à avaliação anterior e conquista a 21ª colocação entre todas as 240 universidades e institutos federais brasileiros avaliados, além da 4ª posição entre as 38 universidades estaduais do país.
Dentre as 82 instituições avaliadas no estado, apenas a Udesc e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) alcançaram a nota máxima no IGC 2023. O resultado positivo também destaca a instituição estadual como a segunda melhor universidade de Santa Catarina e a quarta mais bem colocada da região Sul.
Ao todo, 2.100 instituições foram avaliadas no IGC, entre universidades, institutos federais, centros universitários e faculdades.
Sobre os indicadores
Os resultados publicados pelo Inep contemplam os Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes ao ano de 2023. Além do CPC e do IGC, integram a lista o Conceito do Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Segundo o MEC, os indicadores são instrumentos usados para avaliar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no Brasil.
Mais informações sobre a avaliação podem ser obtidas com a Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai) pelo e-mail
coai.reitoria@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934