Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/10/2013-16h58

Grupo da Udesc apresenta teatro playback em Florianópolis, Joinville e Rancho Queimado


O Núcleo de Formação de Facilitadores em Teatro na Comunidade (Fofa), do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do grupo Fofa Jovem, realizará apresentações do espetáculo "O Teatro Playback e a Resolução de Conflitos" em Florianópolis, Joinville e Rancho Queimado. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.

Em Florianópolis, o espetáculo ocorre nos seguintes locais, sempre às 20h: Bairro Tapera (Salão Paroquial da Igreja São Lucas), nesta quinta-feira, 17; na Barra da Lagoa (Escola Acácio Garibaldi), no dia 24; em Ratones (Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Remédios), no dia 26; e na Udesc Ceart (Espaço II), no Bairro Itacorubi, em 8 de novembro.

Em Joinville, o grupo apresenta-se em 9 e 10 de novembro e, em Rancho Queimado, em 23 e 24 de novembro. Os locais nessas duas cidades ainda não foram confirmados.

Sobre o grupo

O Fofa Jovem foi criado com o objetivo de desenvolver um trabalho paralelo aos encontros do Fofa, buscando o desenvolvimento de um espetáculo teatral, com raízes no playback, que pudesse expandir a atuação do núcleo a partir de uma equipe formada por pessoas da Udesc e da comunidade.

Integram o grupo a diretora Marcia Pompeo Nogueira, professora de Teatro na Udesc; os atores Ananda Scaravelli, Dimitri Camorlinga e Noemia Santos, alunos da Udesc; e os atores da comunidade Thayara Martins, Tomé Velloso Cabral e Filipe Eduardo dos Santos.

Sobre o espetáculo

A peça do grupo Fofa Jovem segue o método criado por Jonathan Fox, chamado de teatro playback, segundo o qual um grupo de atores estimula o público a contar suas histórias e as representa imediatamente, sem qualquer preparação ou planejamento, diante do público presente.

Os integrantes do Fofa Jovem receberam uma formação do grupo de teatro Dionisos, de Joinville, que já trabalha com teatro playback há vários anos. O espetáculo a ser apresentado tem como tema a resolução de conflitos, com histórias focadas nos momentos de transformação pessoal.

"Nosso entendimento é de que estes momentos podem ser inspiradores para aqueles que escutam, contribuindo para o fortalecimento de todos, inclusive da pessoa que o narrou, que vai poder avivar sua memória a partir da encenação de sua história", afirma o grupo.

Apresentações no exterior

Em julho deste ano, o Fofa Jovem representou a Udesc no congresso da International Development for Reconciliation Using the Arts, que foi realizado na Irlanda do Norte. No evento, o grupo apresentou o mesmo espetáculo – "O Teatro Playback e a Resolução de Conflitos", que foi muito bem recebido pelo público, segundo Marcia Pompeo, coordenadora do grupo.

"Mesmo para os que conheciam playback, nosso trabalho foi visto como novo, vibrante e efetivo no trabalho de empoderamento dos jovens no enfrentamento de conflitos. Foi destacada a forma simbólica utilizada pelos atores e a qualidade do trabalho improvisacional", diz Marcia.

Para a coordenadora, os jovens que participaram tiveram uma experiência marcante em suas vidas. "[Eles] puderam vencer barreiras de língua e culturais para atingir um nível profundo de integração. Hoje eles são cidadãos do mundo que, com certeza, vão se empenhar dentro de seus limites para criar um mundo mais humano", conclui.

O Congresso Indra é um evento que articula jovens de diferentes países, com a missão de promover, desenvolver, praticar e pesquisar o uso da arte como um recurso para transformar conflitos, promover a paz e gerar uma autêntica reconciliação. Em 2013, o evento reuniu jovens e coordenadores dos seguintes países: Palestina, Índia, África do Sul, Brasil, Grécia, Chipre e Reino Unido.

A viagem do grupo Fofa Jovem para a Irlanda foi possível por conta do apoio do Ministério da Cultura (Minc), pelo edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), e do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Sobre o núcleo

O Núcleo de Formação de Facilitadores em Teatro na Comunidade faz parte do programa de extensão Teatro em Comunidades, coordenado pela professora Marcia Pompeo. O grupo, que existe desde 2008, integra pessoas de comunidades e discentes de graduação e pós-graduação da Udesc.

O grupo já investigou diferentes propostas estéticas, como o teatro ventoforte e sua valorização do imaginário; o teatro brechtiano; o teatro do oprimido; e mais recentemente está se aprofundando no teatro playback. Em termos metodológicos, o grupo segue uma linha do teatro dialógico, fundamentado em Paulo Freire.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: nucleo.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h