Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/06/2011-16h25

Grupo de Óptica da Udesc Joinville estará observando o eclipse nesta quarta-feira

A partir das 17h30, na entrada do Campus Universitário Professor Avelino Marcante, no bairro Bom Retiro, o grupo Óptica da Udesc Joinville estará fazendo observações do eclipse total da lua com o telescópio optico da universidade. A observação é aberta ao público. "Quem não puder ir ao campus universitário, basta olhar para o céu porque o eclipse pode ser visível a olho nu", informou o professor do departamento de Física, José Fernando Fragalli. Outro eclipse deste tipo só acontecerá em 2014.

Eclipses lunares acontecem em média duas vezes por ano. O fenômeno acontece quando a Terra fica diretamente entre o Sol e a Lua, bloqueando os raios solares – isso projeta uma sombra do planeta sobre a Lua. À medida que o satélite natural da Terra se move e entra na área de sombra, acaba mudando de cor.

Essa mudança acontece porque alguns raios do Sol ainda conseguem passar pela atmosfera da Terra, sofrem um desvio e chegam à Lua. Nossa atmosfera acaba filtrando a maior parte da luz azul, deixando o vermelho que é visível no eclipse lunar. Partículas de poluição ou aquelas geradas por vulcões, por exemplo, podem alterar ainda mais essa coloração.

O eclipse começa oficialmente hoje às 14h24, mas ainda não será possível ver nada a olho nu por alguns motivos. O primeiro é que a Lua vai estar em uma região da sombra da Terra chamada penumbra, em que apenas alguns raios do Sol são bloqueados. Isso faz com que o fenômeno não seja visível a olho nu. O segundo é que a Lua ainda não vai ter nascido no Brasil nessa hora, então não dará para ver qualquer eclipse mesmo.

Às 15h22, a Lua entra em uma região da sombra da Terra chamada umbra, em que todos os raios solares são bloqueados. Nessa fase já daria para ver o eclipse, se fosse um pouco mais tarde e a Lua fosse visível no céu, o que não é o caso a essa hora. A Lua deve nascer por volta das 17h30 hoje, pouco depois de o eclipse chegar a seu ponto máximo, às 17h13. O eclipse será visível até as 19h02.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
 jornalista Leila Torrres
E-mail comunicacao@joinville.udesc.br
Fone (47) 4009-7930


 

galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h