Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/03/2022-13h56

Grupo de pesquisa da Udesc Ceart realiza 2ª edição de Mostra Virtual de Arte Indígena

Mostra tem vasta programação entre 28 de março e 11 de maio de 2022 e é aberta ao público

Mostra virtual de arte indígena está na 2ª edição e é gratuita. Imagem: Divulgação/Grupo de Pesquisa Imagens Políticas.
“MIACAY - II Mostra Indígena de Artes da Cena em Abya Yala: dançar o impossível para mover mundos” é o nome da mostra virtual que será realizada a partir da próxima segunda-feira, 28 de março, até 11 de maio, pelo Grupo de Pesquisa Imagens Políticas- Poéticas Políticas da Cena Contemporânea, vinculado ao Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A atividade apresenta discussões e trabalhos de Artes Cênicas, com artistas indígenas do Brasil e da América Latina.

A mostra é gratuita, aberta a todos os interessados e transmitida pelo canal do YouTube do Grupo Imagens Políticas. Também é oferecido certificado de participação como ouvinte, mediante o preenchimento do formulário de participação que estará disponível na descrição de cada programa.  

Segundo a organização, o evento foi criado para suprir a lacuna na formação dos professores quanto às culturas indígenas. No ensino básico há a obrigatoriedade do ensino das culturas indígenas e afro-brasileiras, o que não acontece no ensino superior, o qual é o responsável pela formação dos professores que atuam no ensino básico. A mostra serve como um material de formação e pedagógico, além de “atenuar as dores coloniais no campo das artes cênicas”, conforme descreve o grupo.  “A arte, a luta e a vida indígena é uma coisa só, intrínseca, e a mostra também fala sobre isso”,  afirma Juma Pariri, uma das organizadoras do evento. Para ela, "a grande luta indígena é para haver a possibilidade de viver a arte e ser a arte".

Todas os convidados, entre artistas e autores das produções em vídeo são pessoas indígenas, além da apresentação e mediação, que neste caso serão feitos por Juma Pariri, mestra e doutora em Teatro pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Udesc Ceart. A realização do evento é do Grupo Imagens Políticas da Udesc Ceart e conta com fomento do Edital Campus de Cultura da Udesc. O evento tem apoio institucional do projeto Encontros Hemisféricos da York University, de Toronto, no Canadá.

A primeira edição da mostra aconteceu em 2021, também de forma remota e está disponível no canal do grupo Imagens Políticas (clique aqui para acessar).

Programação 

O evento conta com quatro programas diferentes. Incluindo duas palestras, que são chamadas pela organização de “palavras-ações que reflorestam” e seis materiais videográficos, como documentários e vídeo-performances que mostram obras cênicas de artistas indígenas, que são chamados de “proposições artísticas”.  

Programa 1

Palestra: Geni Núñez, “Descatequizar para descolonizar: pistas para o reflorestamento do imaginário”
Proposição Artística: “La utopía de la mariposa” de Lukas Avendaño e Miguel J. Crespo.
Para assistir e para mais informações, clique aqui.  

Programa 2 
Proposições artísticas: “Levanta e luta” de Naine Terena e “Ramo de Rio”, de Lilly Baniwa e Naiara Alice Bertoli.
Para assistir e para mais informações, clique aqui.  

Programa 3 
Proposições artísticas:  “Uru'Ku” de Bárbara Matias e “Ñamiajapú dajãrãsa (Mañana volvemos)” de Corporación Tapioca. 
Para assistir e para mais informações, clique aqui.  

Programa 4
Palestra: Kerexú Yxapyry,  “Reflorestamentes”
Proposição Artística: “Arreia” de Íris Campos e Iara Campos.  
Para assistir e para mais informações, clique aqui.  

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h