Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/09/2021-17h59

Grupo de Pesquisa MusE da Udesc realiza evento internacional sobre educação musical

o MusE faz parte do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da Udesc Ceart

Educação musical na América Latina em tempos de pandemia: esse é o tema do 11° Encontro de Pesquisa e Extensão do Grupo de Pesquisa Música e Educação (MusE). O grupo faz parte do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A edição de 2021 é a primeira no formato on-line e com abrangência internacional, devido à parceria com a Rede Latino-Americana de Educação Musical (RELEM). O encontro acontece na próxima semana, de 21 a 24 de setembro. 

O contato entre os dois grupos foi articulado pelo professor Sérgio Figueiredo, que é vice-líder do MusE e coordenador da RELEM no Brasil. A professora Regina Schambeck, líder do Grupo MusE, explica que a parceria foi possível por ser um evento virtual, “o que nos alegra bastante, pois permite uma troca com diferentes realidades de educação musical vivenciadas na América Latina”. A escolha do tema deste ano também foi motivada pela troca de experiências. “Pesquisadores podem encontrar parcerias para pensarmos em rede os problemas que nos atingem, principalmente em tempos de tantas perdas de espaços de aprendizagem e de cultura que sofremos, e que se encontram ainda muito presentes”, diz Regina. 

Serão quatro mesas de debates, todas com pelo menos um professor estrangeiro convidado: Pilar Ciruelos (Peru), Adrian Matto (Argentina), Violeta Schwarcz (Argentina), Andrea Rodriguez (Colômbia), Patricia Gonzalez (México) e Ruben Carrillo (México). Além disso, professores de música de outros países também irão apresentar pesquisas e/ou relatos de experiência de educação musical desenvolvidas na pandemia da covid-19.  

O encontro conta ainda com sessões de comunicação para apresentar os trabalhos submetidos. Foram 38 trabalhos aprovados pelo comitê científico do evento, distribuídos em sete sessões, que serão realizadas pela plataforma Teams. Para participar, os interessados devem se inscrever neste formulário. O link das salas virtuais será enviado ao e-mail de cada participante, que irá receber certificado do evento.

As palestras de abertura, encerramento e as demais mesas redondas serão transmitidas pelo Youtube do MusE. Confira aqui a programação completa. Para mais informações, acesse o site do MusE.  

Confira a galeria abaixo com as divugações do evento.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h