Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/07/2014-18h22

Herbário da Udesc Lages tem mais de seis mil espécimes de plantas

 

Herbário iniciou em 2011 - Fotos: Silvia Cristina
O Herbário Lages (Lusc), do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ultrapassou a marca dos seis mil exemplares de plantas catalogadas. Cerca de 80% da coleção é composta por espécies encontradas na Região Sul do País.

Todo o acervo está cadastrado em um banco de dados virtual, que integra o Index Herbariorum, um diretório que engloba informações dos principais herbários públicos do mundo, gerenciado pelo Jardim Botânico de Nova York, nos Estados Unidos. Inaugurado em 2011, o Lusc também faz parte da Rede Brasileira de Herbários e do Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil.

A ampliação do acervo é feita principalmente pelos estudantes dos cursos de Agronomia e de Engenharia Florestal da Udesc Lages, ligados a projetos de pesquisa, de ensino e de extensão. "Eles selecionam e trazem as plantas. Outros herbários nacionais também já nos doaram centenas de espécimes”, conta a coordenadora do Lusc, Roseli Bortoluzzi.

A partir de agosto, toda a coleção do herbário será escaneada e as imagens digitalizadas também farão parte do catálogo virtual. “O cadastro virtual das plantas facilita o trabalho dos botânicos e é uma fonte de informação sobre a diversidade da flora que existe principalmente na Região Serrana de Santa Catarina”, afirma Roseli.

Como funciona

Quando chegam ao herbário da Udesc Lages, as plantas passam por um processo de desidratação e, em seguida, são armazenadas em pastas que permanecem guardadas em armários de aço. Para a conservação, a temperatura deve ser mantida entre 16º C e 18º C.

As coleções botânicas depositadas em herbários são fundamentais para o estudo da biodiversidade, pois documentam a flora de uma determinada região.

Além de atender a estudantes de graduação e de pós-graduação da Udesc Lages, bem como a pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa, o herbário também é aberto às escolas e ao público em geral para visitação, mediante agendamento.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 2101-9190 e por mensagem para herbario@cav.udesc.br e rosebortoluzzi@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h