Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/10/2015-10h19

Inscrições para novos integrantes do Comitê de Ética da Udesc podem ser feitas até fim de outubro

Até 30 de outubro, estarão abertas as inscrições para a candidatura de seis novos integrantes do Comitê de Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com mandato de três anos. O comitê é um órgão vinculado diretamente ao Gabinete do Reitor.

De acordo com o edital, as vagas pertencem às seguintes áreas: Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Biológicas e representantes da comunidade, técnico-administrativo e de entidade religiosa.

Os membros não poderão receber remuneração no desempenho da função, mas devem garantir disponibilidade para exercer o cargo. Aos membros pertencentes ao quadro funcional da Udesc, será possível a alocação de carga horária destinada especificamente para a finalidade.

Os candidatos de Ciências Sociais e Humanas, Ciências de Saúde e Ciências Biológicas terão que ser profissionais desses setores com base nos seus currículos Latte e não poderão ter cargos na Udesc ou em outra instituição que possam provocar conflitos pessoais ou institucionais.

O edital estabelece ainda que os candidatos da comunidade "deverão ser indivíduos da população em geral que conheçam os processos bioéticos existentes na realidade brasileira atual".

A definição dos novos integrantes será feita pela comissão de seleção, composta pelos membros do órgão, até 6 de novembro. Os critérios serão baseados nas experiências profissionais de ensino, pesquisa e prévia em comitês de ética em estudos previstos no currículo Lattes dos candidatos.

Os novos membros serão empossados em 19 de novembro, em reunião no Plenarinho da Reitoria da Udesc, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis. 

Atribuições

O comitê tem atribuição de revisar todos os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, inclusive os multicêntricos, com a responsabilidade primária pelas decisões sobre a ética da pesquisa a ser desenvolvida na instituição, a fim de garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes nas pesquisas.

Também tem a função de emitir parecer por escrito, no prazo máximo de 30 dias, a contar da data da reunião em que o projeto foi analisado, para identificar com clareza o ensaio, documentos estudados e a data de revisão e manter a guarda confidencial de todos os dados obtidos na execução da sua tarefa e o arquivamento do protocolo completo, que ficará à disposição das autoridades sanitárias.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h