Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/05/2022-14h31

Instituto de Documentação em Ciências Humanas da Udesc reabre em novo local

Reitor Baretta, coordenadora Fernanda e diretor-geral Carminati no IDCH reaberto - Foto: Talita Castanho
O Instituto de Documentação em Ciências Humanas (IDCH), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), reabriu suas portas em novo endereço para pesquisadores da universidade e comunidade externa.

O retorno do funcionamento ocorreu nesta segunda-feira, 23, com as presenças do reitor da Udesc, Dilmar Baretta, do diretor-geral da Udesc Faed, Celso Carminati, e da coordenadora do IDCH, Fernanda de Sales.

A partir de agora, o IDCH, que foi criado em 2012, está aberto na Rua Lauro Linhares, nº 2.055, Sala 602, Torre Flora, Bairro Trindade, em Florianópolis. O órgão funcionará neste endereço até a execução e a realização das obras de reforma e restauro da sede original, em edifício histórico no Centro da Capital, junto à Praça dos Bombeiros. A obra já foi licitada e está orçada em R$ 1.669.617,18, com previsão de conclusão para um ano.

Os acervos estarão abertos na sede temporária para consulta após agendamento. Os materiais serão disponibilizados para consulta no local, conforme orientação da coordenadora Fernanda. O agendamento deverá ser solicitado pelo e-mail idch.faed@udesc.br, pelo site do órgão ou nas redes sociais. O pesquisador deverá informar sua demanda e, em data e horário previamente agendados, terá acesso aos documentos.

"É muito importante a Reitoria prestigiar esse órgão de pesquisa da universidade, que é referência na área de Ciências Humanas. Nossos setores prestaram todos os serviços necessários, tanto para a mudança temporária do IDCH quanto para a reforma do edifício histórico. Esperamos realizar a obra e reinaugurar a sede original assim que possível", destaca o reitor Baretta.

Para o diretor-geral Carminati, o apoio de servidores do centro de ensino e da equipe da Reitoria possibilitou que, em um breve período, um novo espaço abrigasse o IDCH. Dessa forma, o órgão está reaberto ao público, possibilitando que novas pesquisas possam ser iniciadas e continuadas pela sociedade. "Os acervos históricos são fundamentais para a discussão de novas interpretações de fatos e personagens, envidando novas perspectivas e visões sobre a sociedade", considera.

Sobre o IDCH

O prédio original que abriga o IDCH está localizado na Rua Visconde de Ouro Preto, no Centro da Capital. Trata-se de uma edificação construída no início do século 20 e tombada como patrimônio histórico do município.

A reforma do imóvel era demandada pela Udesc Faed desde quando o prédio começou a apresentar problemas no telhado e na sua estrutura. Em 2021, o prédio precisou ser interditado e os acervos e demais materiais de pesquisa existentes no IDCH foram removidos para outro endereço.

O instituto busca desenvolver pesquisas, tratar, armazenar e disseminar documentação delas resultantes, em um ambiente multidisciplinar, fomentando intercâmbios, projetos, estudos e pesquisas.

Entre as atividades do IDCH, estão recebimento de acervos públicos e privados para tratamento e armazenamento; criação e manutenção de acervo bibliográfico e de periódicos científicos nas áreas das Ciências Humanas; formação, guarda e acessibilidade aos acervos documentais e audiovisuais e criação de base de dados; e divulgação e disseminação de informações resultantes dos projetos e das ações do instituto.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Reitor Baretta, diretor-geral Carminati e coordenadora  Fernanda na reabertura do espaço.
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h