Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/02/2022-17h02

Laboratório de Patologia Animal da Udesc Lages passa por reestruturação

Professora Renata Casagrande coordena equipe de alunos de graduação e pós - Foto: Fabrício Camargo
O Laboratório de Patologia Animal (Lapa) do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, tem uma nova coordenadora: a professora Renata Casagrande. O setor é responsável por atender demandas de necropsia, histopatológico e biópsia da instituição e da comunidade.

A professora passa a coordenar um grupo composto por 17 alunos de graduação, mestrado e doutorado. A equipe atua nas rotinas laboratoriais, administrativas e na manutenção do setor. Entre as prioridades de 2022, estão o correto descarte de resíduos e a adequação à Resolução Nº 023/2018 do Conselho Universitário da Udesc (Consuni) relacionada às atividades de prestação de serviço à comunidade externa.

Segundo a nova coordenadora, a adequação à resolução está na última etapa: "Assim que obtivermos a aprovação da Reitoria, queremos que o laboratório atenda a comunidade em parceria com a Fundação Instituto de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fiepe)", explica a professora.

Já a prioridade no descarte apropriado de materiais se deve ao fato de o laboratório trabalhar com substâncias tóxicas, como formol, xilol, álcool e corantes com metais pesados. "Existe uma preocupação muito grande com a questão do descarte. Todo esse material é condicionado em bobonas e uma empresa terceirizada, licitada pela Udesc Lages, faz a coleta no laboratório mensalmente", conclui Renata.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h