Peças da turma C acontecem no dia 13 de novembro.
Cartazes elaborados pela turma C da disciplina de Atuação.
A turma C da disciplina de “Atuação: procedimentos do ator e da atriz”, ministrada pela professora Maria Brígida Miranda, do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresenta dois espetáculos teatrais na quinta-feira, 13 de novembro. As montagens são a avaliação final da disciplina, na qual a turma desenvolveu personagens e cenas ao longo do semestre. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Sobre os textos
O primeiro texto “O Auto da Barca do Inferno - Por trás das câmeras” é baseado na famosa obra de Gil Vicente que tem como temática a vida após a morte. A peça reflete sobre o destino das almas independentemente de classe social, idade, gênero, raça ou crença, trazendo questionamentos sobre o julgamento e o sentido da existência. A alegoria dramática, encenada pela primeira vez em 1517 como um Auto de Moralidade, despertou o interesse da turma. O grupo elaborou uma linguagem e roupagem contemporânea para uma temática que permanece atual.
O segundo texto a ser apresentado é uma peça teatral feminista intitulada “Candeia”. Foi escrita em 2021 pela dramaturga potiguar Cléo Araújo, durante o doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sob orientação da professora Brígida. O espetáculo foi montado pelo grupo Estação de Teatro, sediado em Natal, e já viajou e ganhou vários prêmios no Brasil. A peça foi publicada em dois livros e foi então trabalhada pela turma de Atuação. O espetáculo tem uma linguagem leve e cômica, com músicas tocadas em cena pelas atrizes e atores. A temática é a vida simples, o universo feminino das anciãs curandeiras do corpo e da alma, que lidam com as plantas, os sabores e os aromas.
Sobre as apresentações
O auto da barca do inferno - Por trás das câmeras:
-
Sinopse: Após sete mortais darem seus últimos suspiros, suas almas despertam no cais do pós vida, o ponto de passagem entre o céu e o inferno. Ali, os representantes dos dois reinos aguardam em suas barcas, prontos para decidir o destino de cada um: quem seguirá para a salvação e quem afundará na perdição. Nesta adaptação contemporânea da clássica obra de Gil Vicente, essas sete almas terão que confrontar suas próprias decisões em vida ao se darem conta que suas eternidades podem não ser bem o que esperavam. Afinal, quando se está entre a desgraça e a glória, apenas uma dúvida importa… como foi a sua história?
-
Releitura por: Gustavo Storino e Lara Beatriz
-
Ficha técnica: Diabo: Santiago Mayer; Diaba: Duda Estêvão; Diabete: Gustavo Storino; Diabeliquete: Bê Chaplin; Anjo: Lara Beatriz; Fidalgo: Gabriel Lubi; Onzeneiro: Nanuki; Frade: Lucas Janiaski Barbosa; Brísida: Giovana Beltrame; Juíza: Anna Brasil; Parvo: Felipe Corci; Enforcada: Laura Sperotto; Iluminação: Luz Laboratório; Cenário: Nanuki e Gabriel Lubi; Figurino e maquiagem: Duda Estêvão; Confecção das máscaras: Giovana Beltrame e Nanuki; Fotografia: Felipe Corci; Edição das fotos: Eduarda Estêvão e Felipe Corci; Mídias Sociais: Laura Sperotto e Eduarda Estêvão; Direção Musical: Laura Sperotto; Sonoplastia: Guilherme Michalski; Comunicação e produção: Anna Brasil
-
Local: Espaço 2 do Departamento de Artes Cênicas (DAC)
-
Horário: 10h30
-
Faixa etária mínima: 16 anos
Candeia:
-
Sinopse: Curandeiras, feiticeiras, matriarcas... Candeia apresenta o cenário sagrado onde vivem quatro mulheres, que recebem a visita do público para contar trechos da sua história. Candeia é um espetáculo teatral de dramaturgia de Cléo Araújo, escrito em processo colaborativo e aqui adaptado pelo grupo.
-
Ficha técnica: Ana Sarttori como Queiliane, Gábi Francisca como Formosa, Gisele Basquiroto como Arlinda, Jéssica Tatielle como Formosa, Luís Ernesto como Queiliane, Karen Fernanda Vásquez López como Arlinda, Natacha Kamila como Carmelita, Rafaela Rocha como Carmelita. Direção musical: Natacha Kamila. Direção de arte, figurino, maquiagem, cenário: coletivo
-
Local: Deck de Música
-
Horário: 11h15
-
Público-alvo: Público Geral
Serviço
O quê: Prova pública da turma C da disciplina “Atuação: procedimentos do ator e da atriz”
Quando: 13 de novembro, às 10h30 e às 11h15
Onde: Centro de Artes, Design e Moda da Udesc - Departamento de Artes Cênicas
Quanto: Gratuito e aberto ao público
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350