A artista Luiza Christ, aluna de Artes Plásticas do Centro de Artes da UDESC, recebeu convocatória para o VII Simposio Internacional de Cerámica Artística “Puerto Príncipe 2010”, na cidade de Camagüey, Cuba. Luiza já participou do evento em 2008, quando teve a oportunidade de trabalhar e conviver com artistas de todas partes do mundo. Segundo Luiza, a professora do Departamento de Artes Visuais da UDESC, Rosana Bortolin, havia participado em uma edição anterior e a incentivou muito a ir. "O Simpósio Puerto Príncipe é considerado o terceiro mais importante do gênero na América Latina e é realizado em uma região com tradição em cerâmica de qualidade", diz Luiza.
O evento se constitui basicamente de uma oficina que reúne artistas por 15 dias, com uma exposição inicial de obras que eles levam consigo e outra exposição final com as obras realizadas durante o Simpósio. O tema deste ano é “Tierra, imagen, ciencia” e as atividades serão dedicadas à inter-relação da cerâmica com a imagem em todas suas manifestações (fotografia, vídeo, documentário) e com as ciências, incluindo as propriedades terapêuticas das argilas e estudos tecnológicos sobre pastas cerâmicas.
“A programação foi muito intensa”, conta Luiza sobre sua experiência no VI Simpósio. De manhã, os artistas realizavam palestras sobre sua produção; a tarde era o período de trabalho no ateliê; e a noite era dedicada a visitas a exposições de artistas locais, apresentações musicais e de dança. Para a formação de Luiza, a oportunidade foi incomparável. “O evento abriu muito minha visão em relação às possibilidades da cerâmica e em relação ao meu próprio trabalho. O impacto cultural e emocional foi tão grande que levei quase um ano para me recuperar.”
As expectativas para a edição de 2010 são muito positivas. Luiza criou uma série de bules – que são na verdade peças escultóricas: remetem ao conceito do bule mas, devido à sua estrutura, não podem conter água. Satisfeita com os resultados, essas são as obras que pretende inscrever no Simpósio. “Pelo menos por enquanto...”, completa ela, que tem até o dia 31 de outubro para enviar a inscrição. Ela também está entusiasmada com o tema: “Em nosso tempo observamos a importância da imagem na arte e na vida, correlacionada com a ciência (temos a arte nanotecnológica, por exemplo) e também com a ecologia e a natureza, representada aí pela terra - matéria fundamental da cerâmica.”
A participação no Simposio Internacional de Cerámica Artística também abriu as portas para que Luiza participasse de outros eventos internacionais de cerâmica. No ano passado ela foi à Turquia para o Simpósio Internacional de Overglaze Painting (leia aqui o texto publicado no Banco Cultural sobre http://www.ceart.udesc.br/clipanoticias/index.php?palavraChave=luiza%20christ&filtraData=semData&filtraArea=0&filtraFonte=0&noId=3583) e em abril deste ano participa da IV Trienal Internacional do Tile, na República Dominicana, juntamente com a professora Rosana Bortolin (leia mais sobre o evento aqui: http://www.ceart.udesc.br/noticias/2010-03-26_rosana_bortolin.php)
Leia aqui a entrevista de Luiza Christ no Prata da Casa (http://www.ceart.udesc.br/prata_casa/luiza.php)
Assessoria de Imprensa UDESC