Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/06/2020-08h00

Madrigal da Udesc Ceart divulga apresentação feita à distância

Grupo interpreta "O Circo Místico”, música do espetáculo “O Grande Circo Místico”, de Chico Buarque e Edu Lobo

Grupo preparou apresentação online no YouTube
O programa de extensão Engenho Musical, ligado à Pró-Reitoria de Extensão do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresenta o Madrigal Udesc, interpretando “O Circo Místico”, música do espetáculo “O Grande Circo Místico”, de Chico Buarque e Edu Lobo. A apresentação foi gravada em vídeo e postada no YouTube na  segunda-feira (1).

“O Grande Circo Místico”, é apresentado pelo Madrigal junto com a BigBand e a Orquestra Acadêmica desde sua estreia, em junho de 2019, e é dirigido pelos docentes Cristina Emboaba e João Titton. As apresentações iriam até o início do segundo semestre de 2020, mas devido às medidas de isolamento social propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater a pandemia do Covid-19, precisaram ser canceladas. O grupo então propôs a gravação à distância, fazendo também a edição de áudio e vídeo.

Segundo a professora Cristina, o vídeo foi gravado em partes. “Foi gravado o piano pelo pianista da BigBand, José Corato, e depois quatro cantores gravaram separadamente sua linha melódica”, ela conta. “Essas linhas colaboraram como vozes guias para os outros cantores. Enquanto isso, cada integrante do grupo começou a produzir o vídeo a partir da gravação.” Todos os participantes são alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música da Udesc.

Dois desses cantores guia foram Vívian Silva Fiori e David Toledo Borges Varela, que também foram responsáveis pela edição e mixagem de áudio e falaram um pouco de como foi essa experiência. “A grande dificuldade foi a questão da captação dos áudios”, conta David. “Foi complicado para achar algo uniforme, desde as pessoas que conseguiram gravar em uma boa qualidade até as pessoas que gravaram com o celular, com um vizinho falando ou com barulho de carro”.

Para Vívian, “ficou mais fácil de cantar no sentido de que a gente já tinha esse trabalho pronto, a gente já apresentou [o espetáculo “O Circo Místico”] no CIC, no Ceart, até na Arena Petry no ano passado. O processo mais difícil foi cantar sozinho, mesmo escutando os colegas, é diferente de estar ao vivo cantando e ter a regente.”

A apresentação pode ser vista aqui, com arranjo vocal de José Gustavo Julião de Camargo e orientação da professora Cristina Emboaba.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br

Esta notícia foi escrita pelo estagiário Edgar Fuck, sob supervisão da jornalista Heloíse Guesser.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h