Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/09/2014-18h27

Manejo da araucária é tema desta quarta na Semana Acadêmica de Engenharia Florestal da Udesc Lages

Palestra desta quarta abordou uso correto e sustentável da araucária - Foto: Ascom/Udesc

O manejo da araucária foi um dos assuntos discutidos nesta quarta-feira, 17, no Centro de Ciências  Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, durante a 9ª Semana Acadêmica de Engenharia  Florestal (Saef). O evento segue até sexta-feira, 19, no Anfiteatro Caverna.

O tema foi abordado durante a primeira palestra do dia, com o chefe do Departamento de Engenharia Florestal do centro, André Hess. Segundo ele, os recursos oriundos da madeira são importantes, desde que sejam obtidos de forma sustentável. "Retirar recursos da floresta de modo correto é gerar capital", afirma.

A programação da quarta seguiu com a discussão de outro assunto: Madeira serrada - espécies nativas e espécies de florestas plantadas. A palestra ministrada pelo professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Márcio da Rocha, apontou a indústria da madeira serrada como setor importante do mercado no Sul do Brasil.

De acordo com o palestrante, os subprodutos deste material são cem por cento aproveitáveis no fornecimento de energia renovável. "Madeira serrada é lucro e nada pode ser desperdiçado, como acontece em outras regiões do país", enfatiza ele, lembrando que neste setor destaca-se o papel do engenheiro florestal: "os profissionais desta sabem como reduzir os custos, preservar as florestas e produzir com qualidade", conclui Rocha.

A programação da semana acadêmica ainda terá temas relevantes como o Código Florestal Brasileiro e as questões sociais em torno da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Ambos serão assuntos de palestras desta quinta-feira, 18. O evento é aberto aos acadêmicos da Udesc Lages, estudantes de outras instituições e profissionais da área.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h