Prefeito de Rancho Queimado, Mério César
Goedert, recebeu os livros para o município
Uma equipe do Programa de Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (MPPT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) visitou esta semana as prefeituras dos municípios catarinenses de Rancho Queimado, Angelina, Major Gercino e Leoberto Leal.
O objetivo foi realizar a entrega do livro intitulado “Diagnóstico Socioambiental do Alto Vale do Rio Tijucas (Santa Catarina): algumas proposições de planejamento territorial”.
A obra, lançada pela Editora da Udesc e organizada pelas professoras Isa de Oliveira Rocha e Maria Paula Casagrande Marimon, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), foi elaborada pelos mestrandos e professores do MPPT, com a colaboração de alunos da 7ª fase do curso de Geografia.
O livro apresenta os resultados de um exercício de planejamento regional desenvolvido durante o curso, no qual mestrandos e professores executaram um trabalho de planejamento regional aplicado à realidade catarinense, especificamente nestes quatro municípios da região do Alto Vale do Rio Tijucas.
“Foram realizadas entrevistas com a população local, levantamentos e diagnósticos dos aspectos físicos e socioeconômicos daquela região, onde foi possível a identificação dos principais problemas socioambientais existentes nos municípios de Angelina, Leoberto Leal, Major Gercino e Rancho Queimado”, explica a coordenadora do MPPT, Isa de Oliveira Rocha.
O relatório apresentado no livro pode subsidiar os eixos de atuação dos gestores municipais e estaduais na condução de ações locais de desenvolvimento. “Foram apresentadas formas de intervenção que visam a sustentabilidade de áreas deprimidas ou estagnadas na região do Alto Vale do Rio Tijucas, buscando atenuar os desequilíbrios socioambientais materializados no território”, esclarece a coordenadora.
Prefeitos receberam os livros
Na terça-feira (10) as autoras do livro, professoras Isa de Oliveira Rocha e Maria Paula Casagrande Marimon, e o professor Pedro Martins do MPPT, foram recebidos pelo prefeito de Rancho Queimado, Mério César Goedert. Durante a entrega dos livros, o prefeito elogiou a iniciativa da Udesc em oferecer estudos de relevância, como os apresentados no livro, para municípios catarinenses.
Na prefeitura de Major Gercino, a equipe participou de um encontro com o prefeito Zelasio Ângelo Dellagnolo, que enalteceu o trabalho da Udesc e informou que exemplares serão entregues aos setores competentes para análise das proposições de planejamento. Em Angelina, o prefeito Gilberto Orlando Dorigon recepcionou o grupo do MPPT e garantiu que exemplares do livro serão enviados às escolas e bibliotecas do município.
Na quarta-feira (11) a coordenadora do MPPT, Isa de Oliveira Rocha e o professor Pedro Martins realizaram a entrega das obras no município de Leoberto Leal. Na prefeitura conversaram com o Secretário Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Fernando Lopes, e com membros da equipe gestora da prefeita Tatiane Dutra Alves da Cunha. “Ficamos muito felizes em ver a universidade presente aqui no município e realizando este trabalho tão importante”, declarou o secretário.
Para a coordenadora do MPPT, a entrega dos livros aos municípios estudados é uma forma de demonstrar o trabalho desenvolvido pela Udesc também fora dos portões da universidade, oferecendo uma contribuição para ações de planejamento e desenvolvimento aos municípios e à sociedade catarinense.
Assessoria de Comunicação Faed/Udesc
Jornalista Carolina Hommerding
e-mail: imprensa.faed@udesc.br
telefone: (48) 3321-8512