Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/07/2022-15h46

Mestranda de Enfermagem da Udesc Oeste produz guia para atenção primária à saúde

Maristela Izcak Baldissera defendeu dissertação de mestrado na semana passada - Foto: Divulgação
A acadêmica Maristela Izcak Baldissera, do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), desenvolveu na sua dissertação um guia para sistematizar o trabalho das equipes nos serviços de atenção primária à saúde (APS). O trabalho foi apresentado em 7 de julho, na primeira banca de defesa da quarta turma do programa.

O estudo de Maristela integrou o macroprojeto "Desenvolvimento de tecnologias para a implantação e implementação da sistematização da assistência", que tem financiamento de edital feito em parceria pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2019. Além de Maristela, outros cinco mestrandos da turma integram o acordo.

Missão internacional

O trabalho de Maristela incluiu uma missão de estudos à Escola Superior de Enfermagem do Porto (Esep), em Portugal, entre 14 e 24 de junho deste ano, período em que a mestranda foi acompanhada pela professora Olga Maria Pimenta Lopes Ribeiro, da instituição portuguesa. Feito em parceria entre a Udesc e a Esep, o processo de internacionalização ocorreu por meio do macroprojeto Capes/Cofen.

Na viagem, Maristela teve oportunidade de conhecer o sistema de saúde português e a atuação do enfermeiro na sistematização do processo de trabalho no âmbito gerencial na APS, nas suas variadas tipologias e particularidades, através dos projetos atualmente em curso.

Ela também conheceu o modelo organizacional de prestação de cuidados de saúde e de apoio social do País, que é feito de forma contínua e integrada, o processo de trabalho do enfermeiro e da equipe multidisciplinar.

Parceria com hospital

Em junho, uma equipe do Mestrado em Enfermagem da Udesc Oeste também firmou uma parceria com o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, relacionada ao macroprojeto Capes/Cofen.

Saiba mais sobre o programa de pós-graduação no site.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Maristela defendeu dissertação de mestrado em 7 de julho
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h