Concurso é feito pela Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura - Arte: Udesc Ceart
Mestre em música pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e licenciado pelo curso de Música, também na Udesc, Rodrigo Cantos Savelli Gomes ganhou o 2º Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira – Prêmio Palmares 2012, pela região Sul.
Com orientação do professor Acácio Tadeu Camargo Piedade na sua dissertação de mestrado, Gomes abordou o tema "Samba no Feminino: transformações das relações de gênero no samba carioca nas três primeiras décadas do século XX".
Para ele, "o trabalho de pesquisa é muitas vezes angustiante por gerar muitas dúvidas e incertezas em relação à metodologia, quanto ao objeto escolhido para análise, quanto aos resultados obtidos e, muitas vezes, o meio acadêmico é bastante crítico em relação as nossas escolhas. O prêmio é um reconhecimento pelo trabalho, um indicativo de que as escolhas estão corretas e um incentivo a seguir a linha de pesquisa".
Dissertação
O tema da dissertação surgiu em um projeto de iniciação científica, desenvolvido na Udesc pela professora Maria Ignez Cruz Mello (in memorian), em que Gomes participou dois anos como bolsista. O projeto tinha como foco as relações de gênero na música popular brasileira e as publicações resultantes deste projeto foram premiadas em 2008 (primeiro colocado) e 2009 (menção honrosa) no concurso Construindo a Igualdade de Gênero, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A participação das mulheres na música brasileira, com foco nas bandas femininas de rock, foi o tema do primeiro artigo premiado. Já o segundo abordou as relações de gênero no samba de Florianópolis.
Na dissertação, defendida em 2011, fez um recorte sobre o samba na cidade do Rio de Janeiro, antes de ele se tornar um símbolo nacional. Ele analisou a participação e a atuação das mulheres nesse processo, elevando a figura feminina a um importante status para a constituição dessa manifestação cultural.
Inicialmente, tratou das influencias africanas no desenvolvimento do samba como gênero musical e, em seguida, usou como foco de análise a premissa de que para o samba ter se estabelecido como símbolo da identidade nacional, diversos aspectos dessa cultura precisaram ser reinventados, inclusive no campo das relações de gênero.
"O resultado saiu em meados de março de 2013. Apesar de ter me inscrito no prêmio, fiquei surpreso com o resultado, especialmente porque o foco principal do meu estudo não é a cultura afro-brasileira, mas sim as relações de gênero. Mas, como escolhi como objeto o samba – e o samba é uma expressão da cultura afro-brasileira – decidi me inscrever, mas sem muitas pretensões", afirmou Gomes.
Sobre o prêmio
O Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira – Prêmio Palmares 2012 é promovido pela Fundação Cultural Palmares, instituição pública vinculada ao Ministério da Cultura (Minc). O objetivo do concurso é premiar trabalhos de monografias de conclusão de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado que versem sobre a cultura afro-brasileira, comunidades tradicionais ou cultura afro-latina.
Ao todo, foram premiadas 13 pesquisas. Nas categorias Monografia e Dissertação, a concorrência é regionalizada, ou seja, foram premiados os melhores trabalhos em cada região (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste). Na categoria Tese, foram premiados os três melhores trabalhos.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: nucleoceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350