Sete projetos de pesquisa foram apresentados para concorrer a fomento do Ministério da Defesa
Pesquisadores do CCT e militares. Foto: Silvio Melatti
Militares especialistas em estudos de temas estratégicos para o país estiveram nesta sexta-feira no campus da Udesc Joinville para conhecer pesquisas desenvolvidas pela universidade que tenham potencial de atender aos requisitos do Ministério da Defesa e, assim, adequar-se aos programas de fomento da pasta. Sete professores da Udesc apresentaram seus projetos de pesquisa, considerados “muito relevantes” pelo tenente-coronel Alex Lima da Penha, da Assessoria de Ensino e Fomento à Pesquisa do MD. “Saio extremamente satisfeito com a qualidade dos trabalhos”, declarou.
A prospecção feita pelos militares tem como base duas portarias do ministério, destinadas a orientar atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias críticas para a defesa nacional. Os sete trabalhos apresentados estabeleceram conexão com o conteúdo das portarias, mas sua inclusão nos programas de fomento ainda vai depender de análise posterior. Mesmo assim, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Bittencourt Leal, avaliou que o encontro produtivo e promissor. “Os pesquisadores da Udesc Joinville tiveram a oportunidade de apresentar a qualidade e o alcance de seus trabalhos, além de conhecer de forma mais detalhada os programas estratégicos de fomento à pesquisa do Ministério da Defesa”, disse. E o professor destaca outro ponto positivo: “A reunião permitiu identificar desafios e oportunidades de colaboração em áreas de grande relevância nacional”.
Uma das oportunidades surgidas no encontro foi o convite para pesquisadores da Udesc participarem do Seminário Pró-Pesquisa, que será realizado entre 17 e 18 de setembro em Florianópolis. Trata-se de um evento anual que visa divulgar e discutir as pesquisas realizadas dentro do Exército e instituições parceiras. Focado nas áreas de defesa, tecnologia e desempenho humano, o seminário promove a troca de conhecimento entre as Forças Armadas, academia e setor privado.
Além do tenente-coronel Alex, estiveram presentes o general Robson Santana de Carvalho e o coronel Silon César Stumm, do Escritório de Florianópolis do Sistema Defesa, Indústria e Academia (SisDIA), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, e o coronel Ben-Hur de Albuquerque e Silva, da Assessoria de Ensino e Fomento à Pesquisa do Ministério da Defesa.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail:
comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882