Teve início na manhã desta quarta-feira, 10 de novembro, o IV Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Udesc.
Estiveram presentes à solenidade de abertura o reitor da Udesc, Sebastião Iberes Lopes Neto; o pró- reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, professor Paulino de Jesus Cardoso; o diretor de administração da Faed, professor Jarbas José Cardoso; a diretora de extensão da Faed, professora Jimena Furlani; e a coordenadora do Neab, professora Neli Góes.
No encontro, o reitor da Udesc salientou que o Seminário é parte integrante das comemorações dos 45 anos da universidade, enriquecendo a programação de aniversário. “Eventos como este são oportunidades para revermos conceitos e paradigmas e atualizarmos as práticas”, ressaltou. O pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade agradeceu aos apoiadores e realizadores por mais uma edição do evento. Segundo ele, o Seminário mostra o que a universidade vem fazendo para fomentar a diversidade e a inclusão, abrindo novas perspectivas e primando pela excelência com o compromisso social.
O professor Jarbas José Cardoso, representando a direção geral da Faed, parabenizou a iniciativa do Neab e destacou que eventos desta natureza garantem e articulam a indissociabilidade do tripé: ensino, pesquisa e extensão, garantindo uma via de mão dupla ente a universidade e a sociedade. A Diretora de Extensão da Faed afirmou que o Seminário mostra a importância da extensão na universidade, contribuindo com discussões voltadas para a busca de uma sociedade mais igual e mais justa. A coordenadora do Neab destacou que a primeira edição do Seminário marcava a presença negra na Udesc e a luta pelo seu reconhecimento no espaço acadêmico.
Durante a abertura foram relembradas as primeiras edições do Seminário. Em 1998 durante o primeiro, a finalidade foi constituir um espaço de reflexão e disseminação de informações acerca da realidade educacional dos afrodescendentes de Santa Catarina, além de buscar possibilidades de mudança do quadro em questão. Em 2006 o Seminário se adequou a um novo momento e fechou um conjunto de atividades do Programa Diversidade Étnica, financiado parcialmente com recursos do Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Publicas de Educação Superior do Ministério da Educação. Na época o objetivo era contribuir com a qualificação de multiplicadores, com professores gestores educacionais, organizações do Movimento Negro e pesquisadores nas temáticas da diversidade étnica racial, colaborando para a promoção da igualdade no Estado. Em 2007 e Neab realizou a terceira edição.
Cerca de 300 participantes estão inscritos para as diversas atividades nos três dias do evento. Paralelamente à programação principal estão sendo realizados também o II Seminário Internacional Áfricas: Historiografia Africana e Ensino de História e o II Seminário Memória e Experiência: elementos de formação da Capoeira Angola. O Seminário segue até o dia 12 de novembro e a programação pode ser conferida no site http://eventos.udesc.br/ivserem .
Assessoria de Imprensa da Udesc
Informações para os jornalistas: 48.3321-8143
Informações gerais: 48. 3321-8000