Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/04/2021-16h21

Museu da Udesc divulga livro sobre painéis restaurados da Academia de Comércio

Painéis restaurados estão no Mesc - Foto: Divulgação
O Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conseguiu recuperar 13 painéis da extinta Academia de Comércio de Santa Catarina. As obras são quadros de formatura, que foram doados ao Mesc em 2005 e agora integram seu acervo. 

O trabalho de restauração foi relatado no livro "Painéis de formatura do acervo do Museu da Escola Catarinense: patrimônio histórico cultural do estado", que pode ser acessado gratuitamente no site do Mesc.

De autoria de Sandra Makowiecky, Beatriz Goudard e Marli Henicka, a obra foi escrita em 2019. O livro conta que, no século 20, era costume que cada turma, depois de formada, deixasse de recordação para a instituição um quadro com fotos dos alunos, mestres e homenageados. 

"Os quadros de formatura são importantes registros históricos de nossas escolas que quase desapareceram. No passado, eram verdadeiras relíquias, feitos por artesãos reconhecidos, peças que enobreciam escolas e faziam parte da história dos formandos", explica a coordenadora do Mesc, Sandra Makowiecky.

Histórico

Após a doação pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e o trabalho de recuperação, os 13 painéis entraram em exposição no Mesc. "Produzidos com madeira laminada, os quadros apresentam fotografias em preto e branco de entidades políticas, homenageados e formandos", conta Sandra.

Os painéis têm dimensões diversas, tanto de largura como de altura, variando de 1 a 2,5 metros. Todos apresentam o ano da realização da formatura e o curso ao qual estavam vinculados os formandos.

As peças têm relação com dois cursos oferecidos na Academia do Comércio: de contadores (com painéis do período entre 1938 e 1950) e de uma turma de administração e finanças de 1945.

A coordenadora do Mesc conta que, no final de 2017, o Mesc recebeu do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) livros de atas que continham dados de registro de diplomas da Academia do Comércio, de 1937 a 1950, que auxiliaram na identificação dos alunos retratados nos painéis.

Trabalho minucioso

Sandra destaca ainda o minucioso trabalho executado por Cassiano Reinaldin, servidor do Mesc que ajudou a recompor a localização das fotos, descobrir nomes, identificar rostos e comparar as assinaturas dos formandos nos painéis com as assinaturas no Livro 1 de Registro de Diplomas.

"Um trabalho que consumiu muito tempo e que exigiu muita atenção. Acreditamos que, com a divulgação do livro, ainda possamos reconstruir partes faltantes ou mesmo corrigir algum equívoco. Fizemos o que estava ao nosso alcance no momento”, afirma a coordenadora do museu.

Sandra considera a recuperação desses painéis uma real contribuição da Udesc para a sociedade catarinense. "Sem essa ação, esses painéis seriam perdidos para a história, pois estavam em estado lamentável", conclui.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Painéis restarurados estão expostos no Mesc
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h