Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/08/2022-14h23

Museu da Udesc faz lançamento de livro sobre Sociologia da Educação na sexta

Livro reúne pensamento de sociólogos franceses entrevistados por pesquisadores do Brasil - Arte: Div. 
Na próxima sexta-feira, 2, às 18h30, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), receberá o lançamento do livro "Sociologia da Educação em Movimento".

A obra apresenta entrevistas feitas por pesquisadores brasileiros com renomados sociólogos franceses, oferecendo uma síntese sobre os dilemas da Sociologia, em particular da Sociologia da Educação.

Segundo Júlia Siqueira da Rocha, uma das organizadoras da obra e servidora da Pró-Reitoria de Ensino da Udesc (Proen), "os sociólogos entrevistados respondem a um mesmo conjunto de questões viscerais para a Sociologia e a Educação".

Entre os destaques, Júlia menciona a entrevista com Jean Claude Passeron: "Hoje com 92 anos, esse sociólogo conta porque interrompeu a parceria, na pesquisa e escrita, com Pierre Bourdieu, com quem produziu clássicos da Sociologia".

Sobre a obra

Além de Julia Siqueira da Rocha, o livro tem organização de Tiago Ribeiro Santos, Ione Ribeiro Valle e Silvana Rodrigues de Souza.

Participaram da obra os pesquisadores François Dubet, diretor de estudos da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (Ehess); Martine Plard-Derivry, diretora-adjunta do Departamento de Pesquisa/Evolução, Comportamentos e Organizações (Ecor), da Universidade de Bordeaux; Gabriel Langouët, professor da Universidade René Descartes – Sorbonne (Paris V); e Jean-Claude Passeron, diretor de estudos da Ehess.

Sobre os organizadores

Júlia Siqueira da Rocha é mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), com estágio sanduíche na Universidade de Strasbourg/França, sob coordenação do professor David Le Breton. Atua como consultora educacional na Proen da Udesc.

Tiago Ribeiro Santos é doutor em Educação pela Ufsc, com estágio sanduíche na Universidade René Descartes – Sorbonne (Paris V), sob coordenação da professora Régine Sirota. Tem mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e atua como professor na Universidade Católica do Oeste, em Angers, na França.

Ione Ribeiro Valle é doutora em Ciências da Educação pela Universidade René Descartes – Sorbonne (Paris V), sob orientação do professor Gabriel Langouët . Tem pós-doutorado pela Ehess, sob coordenação do professor François Dubet. É professora do Centro de Ciências da Educação da Ufsc e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D.

Silvana Rodrigues de Souza é doutora em Educação pela Ufsc, com estágio sanduíche na Universidade de Vincennes -Saint-Denis (Paris VIII), sob coordenação do professor Charles Soulié. Tem mestrado em Educação pela Ufsc e atua como professora e auxiliar de pesquisa na Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (Fapom).

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/80 09
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Livro reúne pensamento de sociólogos franceses entrevistados por pesquisadores brasileiros
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h