Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/10/2019-19h07

Museu da Udesc sedia abertura do Outubro Místico nesta sexta, em Florianópolis

Cortejo do baile místico contará com atrações como bruxas de bike e boi de mamão - Arte: Divulgação

Nesta sexta-feira, 4, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sediará a abertura do Outubro Místico, evento que pretende valorizar e divulgar o folclore da Ilha de Santa Catarina. O museu fica na Rua Saldanha Marinho, nº 196, no Centro Histórico de Florianópolis.

Várias atividades gratuitas e abertas ao público ocorrerão no 1º Baile Místico da Ilha de Santa Catarina. Faz parte da programação, por exemplo, o lançamento da Feira de Artes, Artesanato e Gastronomia às 12h.

Às 13h30, a aula-perfomance "Berro por Desterro: Fantasmas de Anhatomirim", que visa marcar os 125 anos do fuzilamento de simpatizantes do movimento federalista a mando do governo de Floriano Peixoto. 

Às 15h, haverá o debate "Por que Desterro perdeu para Florianópolis? 125 anos da Revolução Federalista", com a professora Vera Collaço, Rodrigo Rosa e Zeca Pires. Após o debate, será exibido o filme "Desterro", de Eduardo Paredes. E, às 18h, o cortejo do baile místico sairá do Mesc em direção à Praça 15 de Novembro.

Atividades no Mesc
 

  • 12h – Abertura da Feira de Artes, Artesanato e Gastronomia
  • 13h30 – Aula-performance "Berro pelo Desterro: Fantasmas de Anhatomirim" (Mesc e Praça XV)
  • 15h – Debate "Por que Desterro perdeu para Florianópolis? 125 anos da Revolução Federalista", com professora Vera Collaço, Rodrigo Rosa e Zeca Pires, e exibição do filme "Desterro", de Eduardo Paredes
  • 17h – Confabulações degustativas e púlpito para a defesa de outros nomes para a cidade
  • 17h15 – Hora da metamorfose (maquiagem e preparação)
  • 18h – Cortejo, com desfile alegórico pela magia da Ilha e  saída do Largo do Mesc, seguindo pelas ruas João Pinto, Conselheiro Mafra, Deodoro e Felipe Schmidt até dispersão na Praça 15 de Novembro, sob a copa da figueira.
Mais informações

Veja a programação completa do evento, que também terá atividades em 19 de outubro e 1º de novembro. Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h