Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/11/2008-16h49

Nasce o primeiro clone de bovino do Sul do Brasil

O primeiro clone de bovino do Sul do Brasil nasceu no sábado, oito de novembro, em Itajaí. Batizada de Catarina, a bezerra da raça nelore é o resultado de uma parceria entre a UDESC, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Após dois anos de experimentações, o embrião foi clonado no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) e nasceu na Central de Embriões de Itajaí, depois de 282 dias de gestação.

Catarina passou as primeiras 72 horas de vida numa Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para tratar problemas respiratórios e, com a estabilização do quadro, foi transferida para o CAV. “Passadas as 72 horas de risco, o animal deverá ter uma vida normal”, explica o professor de fisiologia e reprodução animal da UDESC, Marcelo Bertolini.

Para o professor do CAV Alceu Mezzalira, “o sucesso da clonagem é uma importante conquista tanto para a UDESC quanto para o setor de agropecuária de Santa Catarina.” 

Assessoria de Imprensa UDESC

galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h