O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) manifesta profundo pesar pelo falecimento da egressa
Lauana Zanata Mergner, na tarde dessa quarta-feira, 10, em Lages. A jovem cursou Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária entre 2019 e 2024, e formou-se em fevereiro de 2025. Lauana trabalhava desde junho deste ano como analista de meio ambiente na empresa Berneck SA. Ela foi atropelada por uma empilhadeira na BR 116. Lauana foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, onde faleceu devido à gravidade dos ferimentos.
O Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária, profundamente impactado, declara: "Com muito pesar e consternação recebemos a notícia do trágico acidente que vitimou a egressa do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do CAV-UDESC, Lauana Zanata. Solidarizamo-nos com amigos e familiares nesse momento tão difícil". Professor Leonardo Biffi lembra a trajetória notável da estudante: "Lauana sempre foi uma aluna esforçada e dedicada em todos os momentos do curso. Em maior proximidade que acompanhei durante seu estágio final. Devido a seu desempenho de destaque, foi convidada a permanecer na empresa que estagiou e permaneceu nela até a mudança para uma grande empresa do setor madeireiro da região. Vinha desenvolvendo um início de carreira de destaque, até a interrupção devido ao grave acidente. Lamentamos muito".
O Diretor do Centro de Ciências Agroveterinárias, professor André Thaler Neto, lamenta profudamente a perda trágica da jovem engenheira. Igualmente, o Reitor da Udesc, professor José Fragalli, em nome da gestão da universidade, presta solidariedade à família, amigos e colegas de Lauana neste momento triste.
O velório de Lauana ocorre na Capela Mortuária de Água Doce. O sepultamento será no cemitério da cidade às 15h desta quinta-feira.