Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/08/2021-15h06

Núcleo de Diversidade da Udesc lança folheto sobre vivências e experiências

Capa do folheto "NUDHA e as Diversidades".
Fala-se muito em diversidade. Mas o quanto se conhece dessa palavra? É o que o folheto “NUDHA e as Diversidades” buscou responder. Produzido pelo Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (NUDHA), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o folheto reúne textos e ilustrações de professores, estudantes, técnicos universitários e artistas do Ceart. 

“Não são discursos, apenas, são vivências e experiências, e por isso escrevem sobre temas e realidades que nos atravessam e nem sempre nos damos conta da existência destas”, explica a pedagoga Maria Aparecida Clemêncio, coordenadora do NUDHA, na apresentação do folheto. O material foi criado pelo interesse em produzir um conteúdo que amplie o conhecimento sobre as diversidades no meio acadêmico, proporcionando discussão e debate pedagógico. 

O objetivo do NUDHA é atingir tantos os acadêmicos quanto a comunidade externa com temas que são pouco pensados e discutidos, apesar de estarem presentes nas relações sociais como um todo. Desconstruir preconceitos foi uma das abordagens do folheto. Nas ilustrações, buscou-se quebrar os estereótipos comumente usados, como pessoas com deficiência em cenas tristes, indígenas representados com símbolos sem pesquisa dos seus significados, dentre outros.

Para o Núcleo, a importância do folheto é “perceber que estamos abrindo espaço para que se possa pensar e discutir esta temática, além de deixar o núcleo cada vez mais diverso, propiciando que os próprios ‘minorizados’ falem por si”. O NUDHA planeja produzir outras edições, para aprofundar e ampliar o trabalho sobre outros marcadores sociais. 

“NUDHA e as Diversidades” está disponível na versão digital em PDF, Epub e Mobi. A versão impressa será distribuída gratuitamente quando retornarem as atividades presenciais no Centro de Artes da Udesc.  

Acompanhe o NUDHA no site e no Instagram @nudha_ceart.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h