Evento terá atividades das 8h30 às 21h, com mesas-
redondas, palestras e apresentações - Arte: Div.
Nesta sexta-feira, 6, o
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza o 1º Encontro do Neab no Cesfi: Para além do olhar – Educação, Diversidades e Relações Étnico-Raciais, no campus em Balneário Camboriú.
Acesse o formulário para se inscrever.
Com atividades entre 8h30 e 21h, o evento articula as ações de extensão do Neab no
Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi) e no
Centro de Educação a Distância (Cead), com uma programação de apresentações culturais, mesas-redondas e oficinas, dentre outras ações.
"Essa iniciativa expande a trajetória iniciada em 2023 no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, cuja mobilização já alcança sua quarta edição", afirma a coordenadora do Neab, Maria Helena Tomaz.
"Neste ano, as ações extensionistas chegam a mais um centro de excelência da Udesc, reafirmando o compromisso institucional do Neab com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão", destaca.
Conforme os organizadores, o encontro "propõe um espaço de troca de saberes e valorização de trajetórias múltiplas por meio do associativismo".
"O tema Para além do olhar é um convite a observar o que ainda permanece invisível em nossa sociedade: as histórias, as identidades, as culturas, as experiências e as diferentes formas de existir, saber e poder. Ir além das aparências significa ampliar perspectivas, questionar preconceitos estruturais, desvelar violências e reconhecer a diversidade como pilar fundamental para uma educação justa, inclusiva e plural. Mais do que uma reflexão teórica, este encontro propõe compreender que as relações étnico-raciais operam cotidianamente em nossas vivências e espaços de aprendizagem", concluem.
Programação
-
8h30: Credenciamento, início da Feira Cultural e apresentação cultural Sahra Stamm.
-
9h15: Mesa de abertura com autoridades.
-
10h: Palestra: Quem tem o poder de interpretar o mundo? Linguagem, colonialismo e zona do não ser. Giselle Marques.
-
11h30: Intervalo, almoço e apresentações culturais.
-
13h30: Oficinas de vivência em ERER.
-
16h: Café coletivo. Apresentação do Coral da Udesc BC.
-
17h: Entre vozes: Neab, Neabis e Grupo Mariama.
-
18h: Apresentação cultural: Juliana Passos.
-
19h: Mesa-redonda: Racismo ambiental e políticas públicas.
Sobre o Neab
Criado formalmente em 2003, o Neab da Udesc tem como finalidade auxiliar a universidade na produção e na disseminação do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, no desenvolvimento de políticas de diversidade étnicorracial, promoção de igualdade e valorização das populações e origem africana e indígena.
Mais informações podem ser obtidas no
site e no
Instagram.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454