Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/02/2019-16h06

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Udesc receberá Troféu Destaques da Raça Negra neste sábado

 

Neab em oficinas na Escola Básica Júlio da Costa Neves (Fonte: Relatório Oberer/Neab)
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) será agraciado neste sábado, 23, com o Troféu Destaques da Raça Negra 2019.

Em sua 28ª edição a homenagem é uma iniciativa do Instituto Liberdade, entidade sem fins lucrativos que atua há 31 anos no estado de Santa Catarina na luta pela preservação da cultura negra e direitos humanos.

A premiação se dá em função dos trabalhos realizados nos últimos anos em benefício da cultura afro-brasileira e pela ampliação dos direitos humanos no que se refere à temática.

A entrega do Troféu Destaques da Raça Negra 2019 será realizada neste sábado, 23, às 14 horas, no Restaurante da Praça 11, no município de São José.

Neab da Udesc foi criado em 2003

A coordenadora do Neab, professora Vera Márcia Marques Santos, do Centro de Educação à Distância (Cead), destaca os mais de 15 anos do Núcleo, criado na Udesc em 2003, com a implementação das leis federais 10.639/03 e 11.645/08, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação como um compromisso assumido pelo Estado brasileiro de construir uma proposta de educação consoante aos princípios da diversidade étnica, do combate ao racismo, à discriminação, e da promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“Destacamos que a trajetória do Núcleo tem se consolidado por meio do ensino, pesquisa e extensão atuando na formulação e execução de políticas de promoção da igualdade, de valorização da diversidade étnico-racial e desenvolvimento das populações de origem africana em Santa Catarina”, ressalta.

De acordo com a coordenadora, desde 2018 o Neab tem focado sua atuação na garantia de permanência dos ingressantes por meio do sistema de cotas em suas unidades educacionais, com a certeza de que a garantia de ingresso na universidade é muito importante, mas garantir a permanência é imprescindível.

Observatório de Educação das Relações Étnico-Raciais divulga relatório

O Observatório da Educação das Relações Étnico-Raciais em Santa Catarina (Oberer), projeto que integra o Programa Memorial Antonieta de Barros, do Neab, divulgou um relatório com o balanço das atividades referentes ao segundo semestre de 2018.

As ações realizadas estão detalhadas no relatório.

Leia mais:

03/09/2018 - Observatório de Educação das Relações Étnico-Raciais da Udesc realiza ações em escola e municípios

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h