Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/10/2020-13h03

Núcleo estudantil da Udesc quer estimular participação feminina na área de petróleo

 

Iniciativa promoverá ações como cursos e palestras na área para público feminino. Arte: Divulgação.
O Capítulo Estudantil da Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE), formado por alunos do curso de graduação em Engenharia do Petróleo do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Balneário Camboriú, irá aderir projeto com o objetivo de impulsionar a diversidade de gênero na indústria de petróleo.

A iniciativa Núcleo WIN SPE UDESC tem como meta estimular a maior participação feminina nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática por meio de diversas ações para atrair estudantes, como promoções de treinamentos em liderança para as profissionais mais experientes.

De acordo com a líder do núcleo e estudante de Engenharia de Petróleo, Natália Kuana, uma das principais iniciativas será desenvolver cursos e palestras voltados para o desenvolvimento pessoal e técnico de mulheres de diversos setores.

“A participação feminina nessas áreas é ainda muito pequena, mas podemos ajudar a mudar isso. Estamos aqui para auxiliar, integrar, sanar dúvidas e apresentar áreas de formação que temos certeza que ainda não conhecem. Além de desenvolver a liderança feminina”, explica Natália.

O projeto é desenvolvido pelo Women in Energy Brazil, um comitê de diversidade da SPE Brazil. O projeto é liderado pela estudante de Engenharia de Petróleo da Udesc e presidente do WIN Brazil, Eduarda Maria Zanetti, pela líder do setor de STEM no WIN Brazil, Horrara Diógenes, pela trainee do setor de STEM no WIN Brazil, Ingrid Fonseca, e líder do núcleo WIN UDESC Natalia Kuana.

As atividades devem começar no início de 2021, mas neste ano, terá a criação de um grupo de WhatsApp para que possam interagir com compartilhamentos de dicas, sugestões de minicursos, divulgação de trabalhos, palestras eventos voltados para liderança feminina entre outros.
 Além da Udesc, o grupo promoverá palestras em escolas de ensino médio com o intuito de despertar o interesse das jovens estudantes às carreiras na áreas de exatas.

“Basta ser determinada, ter força de vontade e disposição para acompanhar tantas profissionais maravilhosas que estão dispostas a compartilhar conhecimento”, completa Natália.

Sobre o Capítulo Estudantil SPE

O Capítulo Estudantil SPE Udesc é uma associação estudantil sem fins lucrativos ligada à Society of Petroleum Engineers (SPE) e busca coletar, disseminar e intercambiar conhecimentos da indústria de petróleo e gás, estabelecendo contato entre o meio acadêmico e as empresas de petróleo e fornecendo oportunidades para seus integrantes aperfeiçoarem e ampliarem competências técnicas e profissionais.

Dentre as diversas atividades realizadas estão: visitas técnicas, minicursos, workshops, conversação em inglês, Petroquest. Tais atividades permitem o estabelecimento de um forte canal de comunicação entre a universidade e a indústria do petróleo. 

Mais informações

Para mais informações sobre o projeto siga as redes sociais do Capítulo Estudantil da Udesc: Facebook, Instagram e Twitter.

Mais informações do WIN Brazil podem ser encontradas na página do Facebook, no Instagram ou no Linkedin.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Iniciativa promoverá ações como cursos e palestras na área para público feminino.
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h