Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/03/2021-18h10

Observatório Móvel da Udesc Ceart produz segunda edição do Jornal do Itacorubi

Edição de 2020 aborda a pandemia da covid-19 no bairro

Pensando em diminuir a transmissão do coronavírus, a nova edição do Jornal do Itacorubi é feita de papel couchê, material que pode ser higienizado com álcool.
O Projeto de Extensão Mídias Táticas, através do grupo de pesquisa Observatório Móvel, do Departamento de Artes Visuais (DAV) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), publicou a segunda edição do Jornal do Itacorubi em dezembro do ano passado. Distribuído gratuitamente, o jornal pode ser adquirido no comércio do bairro Itacorubi, em Florianópolis, ou no site do grupo de pesquisa

Em 2018, foi publicado o primeiro jornal, também para o Itacorubi. Entre 2019 e 2020, o projeto publicou duas edições do Jornal do Zinga, no bairro Ingleses de Florianópolis, desenvolvidas através de pesquisa bibliográfica, documental e, principalmente, de campo, coletando informações com moradores, passantes e visitando comércios.

Em 2020, mesmo com a pandemia da covid-19, a segunda edição do Jornal do Itacorubi foi produzida. O grupo priorizou as pesquisas por telefone e internet, sendo poucas caminhadas pelo bairro, para seguir as medidas de prevenção e combate contra a transmissão do coronavírus. “Foi um desafio para a gente, porque a nossa metodologia de trabalho sempre foi ir ao encontro da população, das pessoas que moram ali, até para entender melhor a dinâmica do bairro”, reflete a professora Nara Milioli, coordenadora do Observatório Móvel. Além disso, devido ao curto tempo disponível para a produção, esse jornal tem um tamanho menor do que as outras edições. 

Sobre o Observatório Móvel

Formado em 2015, o grupo de pesquisa Observatório Móvel estuda os usos dos espaços públicos, e como é possível agir e intervir na cidade por meio da prática artística. Dentro do grupo, existem duas linhas de pesquisa: Resselvagização, que observa a cidade a partir de questões ambientais; e Mídias Táticas, que investiga como difundir a arte por meios populares de comunicação. A partir desta linha de pesquisa surgiu o Projeto de Extensão Mídias Táticas. 

Dentre outras atividades, o projeto desenvolve jornais de bairro para veicular informações que, geralmente, não são transmitidas pela mídia convencional. Em oposição à “pressa” da mídia tradicional, esses jornais de bairro não seguem a periodicidade usual dos grandes veículos de comunicação, e reúnem informações de um ano de pesquisa. Os conteúdos da pesquisa são editados de acordo com elementos que compõem um jornal: colunas, crônicas, reportagens, passatempos etc. 

Segundo o Observatório Móvel, o objetivo é atingir um público mais amplo e diversificado, “e assim efetivar o propósito da extensão universitária: promover trocas entre a universidade e a comunidade”. Também explica que o jornal de bairro foi escolhido por já ser uma mídia comum em Florianópolis, que conta com vários exemplos desse tipo de publicação. O bairro que ainda não tinha um jornal próprio era o Itacorubi.

Desde a primeira edição do jornal, a equipe editorial é composta pela professora Nara Milioli, do Departamento de Artes Visuais da Udesc, por Juliano Ventura, mestre em Artes Visuais pela Udesc, e João Regina, bacharel em Artes Visuais pela Udesc e atualmente cursando Mestrado em Artes na UNESP, em São Paulo. As edições contam, ainda, com diversos colaboradores, de variadas áreas do conhecimento, como história, geografia, design, psicologia, agronomia e arquitetura.  

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h