Brinquedos motiva crianças e melhoram A terapia
Foto: Carlito Costa/Udesc Cefid
Materiais como pedaços de isopor, canudos de bebidas, garrafinhas de plástico, papel e cola, combinados com uma boa dose de criatividade, podem ser transformados em brinquedos bastante estimulantes para crianças. Quando se acrescenta algum conhecimento em fisioterapia na construção desses brinquedos, é possível construir, de forma rápida, prática e barata, brinquedos que não só divertem, mas ajudam crianças a tratar problemas respiratórios.
Essa é a ideia da Oficina de Brinquedos Terapêuticos, promovida na manhã desta sexta-feira, 27, pelo programa de extensão
Brincando de Respirar, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A oficina foi realizada no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc em Coqueiros, na região continental de Florianópolis, onde funciona o programa. Nas próximas edições, a meta é ampliar o alcance dessas oficinas além dos alunos de graduação da Udesc Cefid, envolvendo também pais de crianças com problemas respiratórios.
De acordo com a professora Camila Schivinski, coordenadora do programa de extensão, o uso dos brinquedos terapêuticos artesanais ajuda a “motivar e entreter as crianças e a atingir os objetivos terapêuticos”. Os brinquedos, simples de construir e com materiais baratos e acessíveis

, são desenvolvidos pelos próprios estudantes de graduação e de mestrado envolvidos com o programa Brincando de Respirar. “Queremos também atrais pais de pacientes, ensinando a fazer os brinquedos e orientando como usál-los para ajudar as crianças”, diz Camila.
Mais informações pelo e-mail
brincandoderespirar@gmail.com.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Carlito Costa
E-mail:
comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8622