Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/09/2022-19h44

Orquestra Acadêmica da Udesc faz concerto gratuito no Teatro Adolpho Melo na quarta

Apresentação com convidados marcará aniversário do teatro - Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira, 14, às 20h, a Orquestra Acadêmica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza o concerto de comemoração pelo aniversário do Teatro Adolpho Melo, em São José, na Grande Florianópolis.

Na apresentação, que tem entrada gratuita, serão executadas obras de seis compositores: Wolfgang Amadeus Mozart, Antonio Vivaldi, Paul Hindemith, Ernani Aguiar, Chico Buarque e Clóvis Pereira.

O maestro Vitor Lanzoni Alves, egresso do Centro de Artes (Ceart), da Udesc, é o convidado para dirigir o conjunto. Dois solistas completam o concerto: a violinista Debora Remor, também egressa da Udesc Ceart, que interpretará o Concerto RV 269 “La Primavera”, de Vivaldi; e o violista Gabriel Niebuhr, discente do curso de Bacharelado em Música, que interpretará a obra “Trauermusik”, de Hindemith.

Conforme os organizadores, "o repertório apresenta uma diversidade de obras que enriquece a experiência de formação dos participantes". "A dinâmica com o maestro convidado traz um novo olhar para as obras trabalhadas, resultando em uma sonoridade especial", descrevem.

Sobre a orquestra

A Orquestra Acadêmica Udesc é um projeto de extensão vinculado à Udesc Ceart, que proporciona a jovens estudantes de música a experiência da prática de orquestra. É também um dos projetos culturais da Udesc apoiados pela Coordenadoria de Cultura (Ccult), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

O projeto, com a formação instrumental de orquestra de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), foi criado pelo professor Carlos Besen nos anos 1980 e também teve como coordenador o professor Luiz Soller até meados dos anos 1990. Desde 2002, o professor João Titton coordena as atividades.

Atualmente, a orquestra é formada por discentes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da Udesc Ceart. Todos recebem apoio por meio da Bolsa Cultura, vinculada à Proex.

Em seus concertos, o grupo visa divulgar e difundir a boa música instrumental e de concerto, tendo realizado, ao longo de sua trajetória, diversos concertos didáticos em escolas, museus e teatros de Santa Catarina.

Apresentações

"Essas apresentações contribuem tanto para a formação dos participantes quanto para a constituição de suas plateias, bem como para a difusão da música erudita", destacam os participantes.

Entre as iniciativas da Orquestra Acadêmica Udesc, destacam-se o Projeto Escola no Museu, realizado no Museu Cruz e Souza; e diversos concertos no Teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), como “Carnaval dos Animais”, “Era do Radio” e “Zumbi”, entre outros. Uma das metas de continuidade desse trabalho é ampliar as apresentações e experiências pelo País e pela América Latina.

Segundo os integrantes, a orquestra organiza novo repertório semestralmente e as obras são preparadas em dois ensaios semanais, com dinâmica construtiva, que visa aliar disciplina, técnica e sensibilidade dos participantes.

Sobre os convidados

O maestro Victor Lanzoni Alves é bacharel em violino pela Udesc Ceart e mestre em Regência Orquestral pela Universidade do Novo México, nos EUA. Também atua como pianista e professor. Atualmente, é membro do Instituto Cultural Adolpho Ferreira de Mello (Icam) e atua como primeiro violino no Quarteto de Cordas Adolpho Mello, além de fazer parte do quadro fixo de músicos da Camerata Florianópolis.

A solista Débora Remor (violino) é natural de Laguna e vem de uma família de músicos. Sua mãe, a pianista Maria Teresa, foi responsável por sua introdução no mundo da música desde a infância, atuando como professora e parceira musical até hoje. A partir de 2004, em Florianópolis, estudou violino com Katarina Grubisic e Carlos Alberto Vieira. Em 2009, iniciou o curso de Bacharelado em Violino na Udesc Ceart, sob tutoria de João Eduardo Titton. Em 2014, iniciou estudos na Universidade de Western Ontario, onde fez Mestrado em Violino, sob tutoria de Annette Barba Vogel. Atualmente, atua como violinista na Camerata Florianópolis e na Orquestra de Cordas da Ilha, assim como em diversos grupos de Câmara. Também é professora de violino.

O solista Gabriel Niebuhr (viola) é natural de Brusque e já participou de diversos festivais de música, atuando em aulas com violistas renomados. Atualmente, estuda viola na Udesc Ceart com o professor Leonardo Piermartiri e participa de projetos de extensão como a Orquestra Acadêmica Udesc e o Quarteto da Udesc. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Apresentação com convidados marcará aniversário do teatro
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h