Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/08/2016-18h00

Palestra com reitores marca início da Especialização em Gestão Pública Universitária na Udesc

Professor Tomasi palestrou para os alunos da turma de especialização nesta quinta. Fotos: Ascom 

Uma palestra com dois reitores da da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – os professores Marcus Tomasi (gestão 2016-2020) e Antonio Heronaldo de Sousa (gestão 2012-2016) – marcou a aula inaugural do curso de Especialização em Gestão Pública Universitária, desenvolvida para técnicos da instituição, por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Realizada na manhã desta quinta-feira, 4, no Auditório da Udesc Esag, em Florianópolis, a solenidade reuniu alunos do curso – técnicos universitários da Udesc, aprovados na prova seletiva aplicada em junho – e demais integrantes da comunidade acadêmica, incluindo gestores da reitoria e de diferentes centros e docentes ligados à especialização.

Entre os gestores da universidade presentes, estiveram os pró-reitores Leonardo Secchi (de Planejamento, que ministrará a disciplina de Políticas Públicas no curso), Antônio Carlos Vargas Sant´Anna (de Pesquisa e Pós-Graduação) e Matheus Fidélis (de Administração).

Pela Udesc Esag, participaram do encontro o diretor-geral Arnaldo José de Lima e os diretores Éverton Luís Pelizzaro de Lorenzi Cancellier (de Pesquisa e Pós-Graduação), Ivoneti da Silva Ramos (de Extensão e também coordenadora da especialização) e Ana Paula Menezes Pereira (de Ensino), além de diversos professores e da técnica Marina Nogueira dos Santos Belotti, que secretaria o curso.


Recepção

O professor Arnaldo de Lima deu as boas-vindas aos participantes do curso com um agradecimento especial aos gestores, professores e alunos que se engajaram no projeto de capacitação, "uma demanda antiga que chega a êxito pelo esforço coletivo".

Ele lembrou que a "educação contínua é hoje uma exigência competitiva" e que uma das finalidades da iniciativa é provocar a reflexão sobre melhores práticas para a universidade: "Que esse curso contribua para uma gestão universitária mais eficiente, de qualidade e voltada ao cidadão", afirmou.

Reitores

O professor Marcus Tomasi abordou sua experiência como gestor e os desafios da Udesc como instituição de ensino superior pública, destacando sua complexidade, mas também as potencialidades: "Estamos em uma organização que tem o poder de mudar pessoas. Temos muito do que nos orgulhar, mas a sociedade quer mais das universidades do que formação de profissionais: quer geração de conhecimento para melhorar a qualidade de vida da população", afirmou.

O reitor registrou seu agradecimento aos envolvidos na especialização, que chamou de "projeto diferenciado": "Ser referência em gestão universitária é um compromisso nosso. Se queremos que a Udesc se mantenha como uma instituição de referência, precisamos ousar, fazer mais e melhor."

O professor Antonio Heronaldo de Sousa apresentou um panorama da administração universitária, também a partir de sua experiência como gestor, abordando desafios, avanços recentes, questões de legislação e financiamento, entre outras.

Ele ressaltou a importância histórica da Udesc para o Estado e apontou quatro características da instituição – ser pública, gratuita, colegiada e autônoma – como determinantes para gestão. "O gestor hoje em dia precisa ter base teórica sólida e prática inovadora", destacou.


Início das aulas

À tarde, teve início a primeira das 21 disciplinas: Panorama e Tendências da Administração Pública, ministrada pelo professor Daniel Moraes Pinheiro.

Leia mais:

28/07/2016 - Udesc tem aula inaugural da Especialização em Gestão Pública Universitária na próxima quinta

17/06/2016 - Especialização em Gestão Pública Universitária para técnicos da Udesc divulga lista de classificados

09/05/2016 - Curso de Especialização em Gestão Pública Universitária para técnicos da Udesc tem 52 inscritos

01/04/2016 - Udesc oferece curso de Especialização em Gestão Pública Universitária para técnicos da instituição

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h