Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/10/2022-17h59

Palestra da Udesc abordará pesquisa sobre capoeira apresentada na Espanha

Professora fará sobre sua participação em congresso internacional de Ciências do Esporte - Fotos: Div.
Em 14 de outubro, às 8h, o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), receberá uma palestra com a professora Alcyane Marinho sobre sua participação no 27º Congresso Anual do Colégio Europeu de Ciências do Esporte (Ecss), realizado em Sevilha, na Espanha.

Aberta ao público, sem necessidade de inscrição, a apresentação ocorrerá na Sala de Reuniões da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Alcyane abordará na palestra o estudo “Processos de ensino e aprendizagem de Capoeira em uma escola no Sul do Brasil", que foi apresentado no evento internacional. O congresso ocorreu entre 30 de agosto a 2 de setembro.

Lazer e brincar

Segundo a professora, o trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla, relacionada ao tema “Lazer e o Brincar”, que é desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf).

São coautoras do estudo as doutorandas Samara Escobar Martins e Maria Eduarda Tomaz Luiz, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, da Udesc Cefid.

Capoeira, lúdico e cultura

Conforme as autoras, a pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre a capoeira e o lúdico nos processos de ensino-aprendizagem escolar.

Participaram do estudo 18 alunos, com idades entre 6 e 9 anos, de um projeto de capoeira que acontece no contraturno escolar em uma escola pública de uma cidade no Sul do Brasil, além da professora do projeto.

As considerações finais do estudo apontam que a escola desempenha um papel importante na preservação, na produção e na ressignificação da cultura da criança; e que cabe ao professor e à instituição buscar processos de ensino-aprendizagem capazes de valorizar a capoeira como cultura e possibilidade lúdica na educação.

Estímulos e experiências

"As crianças aprendem e se desenvolvem a partir dos diferentes estímulos que surgem em seu entorno e possibilitam novas experiências, que as ensinam a lidar com o desafio e o diferente", afirmam as pesquisadoras.

“A capoeira possui um potencial lúdico intrínseco, que pode ser favorecido pelas estratégias pedagógicas adotadas pelos professores. Esse fato contribui para processos de ensino-aprendizagem significativos para as crianças e favorece seu desenvolvimento, levando-as a compreender melhor suas próprias habilidades e limites, bem como os aspectos culturais e históricos que as cercam”, destacam.

Um artigo fruto da pesquisa foi submetido à Revista Portuguesa de Educação.

Visita técnica

Após participar do congresso, Alcyane realizou uma visita técnica a Universidade Pablo de Olavide, onde foi recepcionada pelo professor José Naranjo Orellana, docente titular do Departamento de Esportes e Ciência da Computação, da área de Educação Física e Esporte.

O Ecss é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 1995, em Nice, na França, com a finalidade de promover a ciência e a pesquisa, com atenção especial aos campos interdisciplinares da ciência esportiva e da medicina esportiva.

O congresso da entidade é considerado um dos melhores eventos científicos internacionais na área da Educação Física e Ciências do Esporte.

Proeven

A participação de Alcyane no congresso contou com auxílio do Programa de Auxílio à Participação em Eventos (Proeven), da Udesc.

As palestras públicas vinculadas ao Proeven são gravadas e divulgadas no Canal da Udesc no YouTube.

Mais informações sobre o Proeven podem ser obtidas com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), pelo telefone (48) 3664-8170 e pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professora fará sobre sua participação em congresso internacional de Ciências do Esporte
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h