Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/03/2019-14h26

Palestra na Udesc abordará a Geografia nos desastres da mineração nos rios Doce e Paraopeba

 
O departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá em 25 de março a aula inaugural do semestre intitulada “Minas de lama: a Geografia nos desastres da mineração nos rios Doce e Paraopeba”.

A atividade será proferida pelo professor Miguel Fernandes Felippe, do departamento de Geociências e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O docente lidera o grupo de pesquisas TERRA - Temáticas Especiais Relacionadas ao Relevo e à Água (CNPq) e desenvolve atividades de pesquisa e extensão nas áreas de Geomorfologia Ambiental, Hidrogeomorfologia, Planejamento Ambiental e Recursos Hídricos, além de ter atuado nos últimos anos, de maneira assídua, na compreensão dos desastres tecnológicos nas bacias dos rios Doce e Paraopeba.

A aula abordará os desastres da mineração ocorridos recentemente com o rompimento das barragens dos municípios mineiros de Mariana e Brumadinho, e seus impactos sobre os rios Doce e Paraopeba.

O palestrante também falará sobre como a Geografia pode colaborar na compreensão dos desastres e na mitigação dos danos ambientais, e acerca do papel do geógrafo na atual conjuntura da política ambiental.

A aula inaugural será realizada às 18h30, no auditório Tito Sena da Udesc Faed, em Florianópolis.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512     
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h