Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/04/2019-16h58

Palestra na Udesc Lages esclarece dúvidas da comunidade acadêmica sobre doença meningocócica

Palestra foi ministrada pelo gerente regional de saúde, Aloisio Silva - Foto: Dionathan Sousa
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu uma palestra sobre doença meningocócica, no final da tarde desta terça-feira, 9, no Anfiteatro Caverna.

A finalidade era esclarecer dúvidas de alunos, professores e técnicos universitários, em função da morte de uma acadêmica, na última sexta-feira, 5.

O diagnóstico de doença meningocócica foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC), após exames que identificaram a bactéria Neisseria meningitidis como agente causador da morte.

O palestrante foi o Gerente Regional de Saúde da Região Serrana de Santa Catarina (26ª Gersa), Aloisio Alberto Piroli Silva, que esclareceu o tema e respondeu perguntas da comunidade acadêmica. Silva é mestre em Epidemiologia, Saúde Coletiva e Qualidade de Vida e também ocupa a função de gerente regional de Regulação Hospitalar da Macroserra Catarinense.

Providências

Após a confirmação do caso, o município de Lages iniciou a quimioprofilaxia (administração de antibiótico) para todos os contatos íntimos da paciente: pessoas que moram na mesma casa e que tenham compartilhado o mesmo dormitório.

Transmissão

A transmissão da meningite se dá por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, contato íntimo (residente da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente.

O meningococo não sobrevive no meio exterior e a transmissão é de pessoa a pessoa. Geralmente, o transmissor do meningococo é um portador sadio, que convive com o caso índice.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h