Thiago Otuki, da K9 Investimentos
Levar ao público universitário informações sobre como investir no mercado financeiro foi o objetivo da palestra realizada na tarde desta quinta-feira, 21, no auditório da Udesc Esag, pelo assessor de investimentos e sócio-fundador da K9 Investimentos Thiago Otuki. O evento foi realizado em parceria com o Diretório Acadêmico da Esag (DAAG).
Na palestra, Otuki explicou o conceito de
trader - alguém que opera o próprio capital no mercado financeiro, ou é o principal remunerado pelas operações que executa - e ressaltou que, com o atual mercado eletrônico, qualquer um tem acesso a bolsa de valores e pode virar um. Ele discorreu sobre os diferentes tipos de operações, e falou aos alunos sobre a chamada
day trade (quando o investidor inicia e encerra a operação no mesmo dia), ressaltando que não é preciso ter muitos recursos para investir na bolsa de valores.
Qualidades
Otuki afirmou que a relação entre risco e retorno é o pilar do investimento financeiro, e que o tripé do
trader é conhecimento, disciplina e estratégia - mas ao mencionar as vantagens e dificuldades da carreira, acrescentou mais algumas qualidades importantes à lista, como paciência, concentração, perseverança e humildade. Também apresentou o conceito de shopping center financeiro, plataforma desenvolvida nos EUA, trazida recentemente ao Brasil e utilizada em Santa Catarina por sua assessoria.
A K9 é uma assessoria em investimentos financeiros fundada há dois anos - um agente autônomo que atua na distribuição e mediação de títulos e valores mobiliários, filiado a corretora XP Investimentos, do Rio de Janeiro. Tem entre suas ações a K9 Educação, braço educacional da empresa, que oferece cursos, workshops e palestras sobre o mercado financeiro - entre eles o programa Trader Universitário.
Esta foi a terceira vez que Otuki visitou a Udesc. Também professor de mercado de capitais e estatística, ele já havia ministrado dois cursos sobre bolsa de valores na universidade.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail:
gustavo.vaz@udesc.br
Fone: (48) 3321-8281