Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/10/2015-16h19

Palestra sobre prevenção do câncer de mama marca programação do Outubro Rosa na Udesc Lages

Médico falou sobre prevenção e diagnóstico precoce - Foto: Silvia Cristina/Ascom Udesc

"Outubro Rosa: Todos unidos na prevenção do câncer de mama". Este foi o tema da palestra ministrada pelo mastologista Fernando Martins, nesta quarta-feira, 14, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages. A atividade integra a programação da Udesc Lages, na campanha de conscientização sobre o câncer de mama e do colo de útero.

O evento foi organizado pelo Setor de Saúde, com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A palestra reuniu professoras, técnicas administrativas, estudantes e colaboradoras terceirizadas. "Independentemente da idade, façam mamografia anualmente. Quanto mais cedo a doença é detectada, maiores são as chances de cura", afirma o médico.

Segundo Martins, o câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres na faixa etária dos 40 aos 49 anos, no País. Em Santa Catarina, em 2014, foram registrados mais de 1,8 mil casos. "Não podemos aceitar que as mulheres continuem sendo vítimas dessa doença. Por isso, a importância da prevenção", diz ele.

O mastologista falou da importância do autoexame, aliado a outros cuidados básicos, como o controle do peso, alimentação saudável, exercícios regulares e consultas ao médico, periodicamente. "O cuidado com a saúde da mulher não deve ser lembrado apenas neste mês. O Outubro Rosa é para refletirmos, prevenirmos e cuidarmos das rosas, que são todas vocês", diz ele, ao concluir a palestra.

A programação do Outubro Rosa na Udesc Lages segue até o fim do mês, com oficinas de beleza, oferecidas às servidoras. Os minicursos acontecem todas as quintas-feiras, de manhã e à tarde, mediante agendamento. As vagas são limitadas. Para participar é necessário entrar em contato com o setor de saúde pelo ramal 9135.

Leia mais:

05/10/2015 - Udesc Lages promove atividades para autoestima das servidoras em alusão ao Outubro Rosa


Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130/ 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h