Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/06/2022-19h43

Personagem criada na Udesc Ceart completa 30 anos com espetáculo em 15 de junho

Dona Bilica foi criada por Vanderleia quando ela estudava na Udesc Ceart - Arte: Divulgação
Na próxima quarta-feira, 15, às 21h, o Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis, recebe uma apresentação que marca os 30 anos da personagem Dona Bilica, criada por Vanderleia Will, egressa do curso de Teatro do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O espetáculo "Dona Bilica Naquele Tempo" tem direção de Renato Turnes, também formado em Teatro pela Udesc Ceart, e atuação de Vanderleia, que criou a personagem folclórica quando era acadêmica do centro de ensino. Na época, ela formava dupla com Geraldo Cunha, que interpretava o Seu Maneca.

Histórias da cidade

Na apresentação, Dona Bilica "abre as portas de sua casa para contar como era viver na Ilha antes do progresso chegar. Entre rezas e cantorias, ela volta ao tempo dos antigos e relembra a história de sua família, sua infância e juventude, conta causos que ouviu nos engenhos de farinha, histórias de bruxas e assombrações. Sempre com seu humor muito peculiar, nos lembra de costumes perdidos na memória de uma cidade em constante transformação".

Confira abaixo o texto sobre o perfil da personagem e seus 30 anos de existência:

"Dona Bilica é uma carismática senhora nativa da Ilha de Santa Catarina, espécie de ícone da cultura popular do litoral catarinense. Há 30 anos ela diverte o público com suas performances em que traz à vida, com aguçado senso de comédia, expressões ancestrais das formas de viver e falar dos colonizadores açorianos.

Entidade que parece mover-se por conta própria, sobrevivendo numa zona de resistência entre a tradição e o progresso, Dona Bilica é um signo vivo que representa o delicado fio da memória que ao mesmo tempo separa e une o presente ao passado.

Apesar da regionalidade de suas expressões, a força dessa senhora está na capacidade de despertar através do jogo cômico sentimentos universais de graça, saudade, nostalgia e reminiscência.

Sua existência há 30 anos é também uma crítica ao desenvolvimento feroz, à rápida degradação ambiental e ao esquecimento que reduz culturas originais a simulacros degenerados. Dona Bilica vive para nos lembrar."

No final de julho, Dona Bilica participará de outro evento, gratuito e aberto ao público, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Udesc em Florianópolis. Mais informações serão divulgadas em breve.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Dona Bilica foi criada por Vanderleia quando ela estudava na Udesc Ceart
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h