Estudo apresentado no 35º SIC será levado à Jornada
Nacional de Iniciação Científica - Arte: Reprod.
A estudante
Stephane Hoff Medeiros, orientada pela professora Karim Hahn Lüchmann, foi a vencedora do
Prêmio de Iniciação Científica 2025 no
Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), a acadêmica apresentou o resumo da pesquisa "Dieta e contaminação por microplásticos em anchovas (
Pomatomus saltatrix): influência do sexo e do estágio de maturação no sul de Santa Catarina", durante o 35º Seminário de Iniciação Científica, realizado em outubro.
O projeto de pesquisa é desenvolvido pela professora
Karim Lüchmann, do Departamento de Educação Científica e Tecnológica, da Udesc Cead, com coorientação do professor
David Valença Dantas, do Departamento de Ciências Biológicas, do
Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna. Stephane é aluna do curso de Ciências Biológicas, com ênfase em Biodiversidade e Conservação, na Udesc Laguna.
O trabalho faz parte do escopo de um dos objetivos do projeto da pesquisa "Preenchendo a lacuna entre a ecotoxicologia aquática e a saúde humana: uma abordagem de modelagem preditiva" (em inglês, Bridging the gap between aquatic ecotoxicology and human health: a predictive modelling approach), , financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), sob coordenação da professora Karim.
Microplástico
A pesquisa analisou o conteúdo estomacal de anchovas (61 peixes, sendo 31 machos e 30 fêmeas), identificando e classificando os itens alimentares, e verificando a presença de microplásticos, considerando o sexo e os estágios de maturação dos animais.
Um dos objetivos foi "compreender o padrão de alimentação e a possível contaminação de microplásticos em anchovas".
Conforme as pesquisadoras, os microplásticos, partículas de plásticos menores que 5 mm, são "poluentes emergentes amplamente distribuídos nos ecossistemas aquáticos que podem ser ingeridos acidentalmente por animais marinhos".
A anchova foi a espécie usada no estudo por ser "uma espécie de peixe pelágica, costeira e de hábito migratório, cuja alimentação é piscívora ativa e que apresenta um valor comercial significativo no Brasil, principalmente na Região Sul".
Pressão ambiental
Conforme os autores, "os resultados obtidos sugerem que o estágio de maturação ou a diferença comportamental podem exercer papel importante na probabilidade de ingestão do contaminante".
"A ausência de diferenças significativas sobre a ingestão acidental de microplástico entre machos e fêmeas é relevante, indicando que a contaminação ocorre de forma difusa e independente do sexo, refletindo mais a pressão ambiental do que características biológicas dos indivíduos", concluem.
A análise no laboratório incluiu a identificação quanto ao sexo, medição de comprimento, pesagem, identificação do estágio de maturação pelas gônadas, triagem estomacal com auxílio de microscópio estereoscópico e análise estatística dos dados de volume dos itens alimentares.
Os peixes pesquisados foram pescados entre agosto e outubro de 2024 na Região Centro-Sul de Santa Catarina, nos municípios de Arroio do Silva, Garopaba, Jaguaruna, Laguna e Passo de Torres.
Sobre o prêmio
O Prêmio de Iniciação Científica 2025 agraciou os melhores trabalhos apresentados em 12 centros da Udesc durante o 35º SIC.
Confira a lista completa de premiados e os
13 resumos da Udesc Cead nos anais do evento.
Os 15 estudantes contemplados participarão da próxima edição da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), em julho de 2026, durante a 78ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Niterói. O prêmio inclui custos da viagem e alimentação.
O objetivo da iniciativa é valorizar a iniciação científica na Udesc, reconhecendo a importância dos trabalhos de pesquisa feitos por estudantes, sob orientação de professores, e que contribuem para a formação acadêmica e o avanço do conhecimento na universidade.
Mais informações sobre o prêmio e o SIC podem ser obtidas pelo e-mail
cpe.reitoria@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454