Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/05/2019-18h19

Pesquisa da Udesc Esag aponta que Bombeiros de SC têm confiança da população acima da média nacional

Bombeiros resgatam vítimas de deslizamento em Blumenau - foto: Melina Caduro/CBMSC
A confiança da população catarinense no Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMSC) é maior do que a média nacional aferida por institutos de opinião para a instituição – que já é alta. Os dados são levantamento realizado por pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Segundo a pesquisa de imagem, em relação à confiança associada à instituição, a nota (de 1 a 10) atribuída pela população do Estado aos bombeiros é 9,4.

O trabalho foi feito pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Marketing (Gepem), ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis. A equipe de pesquisadores que analisou os dados contou com as professoras Aline Regina Santos e Ana Paula Grillo Rodrigues, além da estudante de Administração Pública Cecília Melquíades de Sousa. O relatório com as conclusões da pesquisa foi entregue aos CBMSC em 15 de março.

Confiança e importância

A pesquisa solicitou às pessoas abordadas que atribuíssem uma nota (de 1 a 10) para a confiança e importância do Corpo de Bombeiros Militar. Nessa escala, 1 representa “não confio/nada importante” e 10, “confio totalmente/muito importante, essencial”. A média das respostas Corpo de superou 9,4 em confiança e 9,7em importância.

A nota para a confiança no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (9,4) é maior que a média nacional para a instituição no Índice de Confiança nas Instituições Públicas (8,2), medido pelo Ibope Inteligência, em 2018. Os bombeiros lideram esse índice desde 2009. 

Mais de 90% dos entrevistados afirmaram que conhecem o Corpo de Bombeiros Militar. Entre os termos citados pelos entrevistados sobre aspectos positivos, estão "coragem, confiança, credibilidade e eficiência". O baixo de índice de associações negativas também chama a atenção (menos de 1%).

Universidade e sociedade

Para a coordenadora da pesquisa, professora Aline Regina Santos, o trabalho gera ganhos para a universidade, o Corpo de Bombeiros e a sociedade. “Ao mesmo tempo em que gera uma produção acadêmica de pesquisa, ela resulta também em um relatório com recomendações para que a instituição melhore suas ações de comunicação com a sociedade”, explica a pesquisadora. O trabalho também gera conteúdo para as aulas do curso de graduação em Administração Pública da Udesc Esag.

Pesquisa

A pesquisa ouviu 1.468 pessoas, com idades entre 18 e 60 anos, em 14 cidades catarinenses. A margem de erro é de 2,5% (margem de variação, para cima e para baixo, em que os percentuais obtidos ainda podem ser considerados corretos) e o intervalo de confiança de 95% (probabilidade de que os resultados reais estejam de fato dentro da margem de erro). Os dados foram coletados em dezembro de 2018, janeiro e fevereiro de 2019.

Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora da pesquisa, professora Aline Regina Santos, pelo e-mail aline.santos@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Bombeiros resgatam vítimas de deslizamento em Blumenau
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h