Avaliação realizada entre servidores técnicos mostra alto índice de satisfação e orgulho de trabalhar na universidade
Diretor Márcio Metzner (ao fundo) apresentou
os dados da pesquisa. Foto: Beatriz Cordeiro
Se depender dos servidores técnicos da Udesc Joinville, o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade do Estado de Santa Catarina poderia entrar para algum ranking regional do tipo GPTW, sigla em inglês do certificado de Melhor Lugar para Trabalhar. O selo é atribuído a empresas que se destacam nos quesitos de governança, ambiente de trabalho e nível de satisfação dos funcionários.
Requisitos similares a esses foram medidos e aparecem bem avaliados na Pesquisa de Clima Organizacional, realizada no final do ano passado no CCT. O resultado foi apresentado nesta terça-feira pela direção do Centro. Mais de 60% dos técnicos da Udesc Joinville participaram da pesquisa, aplicada por formulário online, composta de 31 perguntas objetivas respondidas de forma anônima.
Já na primeira questão, 86% “concorda totalmente” com a afirmação “tenho orgulho de trabalhar na Udesc Joinville”. Somando-se os 11% que responderam “concordo parcialmente”, considerada positiva nas avaliações, chega-se a um total de 97% de respondentes orgulhosos do vínculo profissional.
As respostas foram positivas também para motivação diária no trabalho (93%), realização profissional (90%), responsabilidade pessoal na contribuição para o sucesso do CCT (100%), receptividade a sugestões por parte da chefia (96%), da direção vinculada (95%) e da direção-geral (90%), relacionamento interpessoal no setor (94%), e assim por diante.
Um índice negativo foi a baixa colocação do quesito “desenvolvimento profissional” entre as razões que motivam o servidor a trabalhar na Udesc Joinville. Além disso, chamou a atenção da direção o percentual de pessoas interessadas em mudar de setor, caso haja oportunidade (25%). Por conta desse dado, o diretor de Administração, Márcio Metzner, irá conversar individualmente com os servidores que quiserem revelar seu interesse, na tentativa de viabilizar algumas mudanças.
O diretor-geral do CCT, Leandro Zvirtes, agradeceu a avaliação dos técnicos e reconheceu a contribuição coletiva para o bom clima organizacional do Centro. “Claro que esse resultado não reflete somente o trabalho desta administração. Reflete também a administração anterior, reflete a administração da Udesc como um todo”, afirmou.
Para o diretor de Administração, os números da pesquisa não surpreenderam. “Conhecendo os técnicos, esperava mais ou menos isso”, admitiu Márcio Metzner. “Ficou evidenciado o senso de pertencimento, de orgulho e de comprometimento. Outro ponto importante: os técnicos valorizam muito a autonomia que eles têm para trabalhar, e talvez esse dado tenha influenciado o bom índice obtido nas outras questões da pesquisa. E isso a gente tem que preservar, quer dizer, autonomia com responsabilidade, esse é o objetivo da nossa gestão”.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefones: (47) 3481-7882 e 3481-7922