Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/12/2015-15h49

Pesquisa de mestrado da Udesc avalia saúde respiratória de mulheres com artrite reumatoide

O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terá uma defesa de mestrado nesta sexta-feira, 18, às 14h30, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, na Capital.

A mestranda Fernanda Matos Weber apresentará o estudo "Comportamento da função pulmonar, força muscular respiratória e capacidade de exercício em mulheres com artrite reumatoide", orientado pela professora Monique da Silva Gevaerd.

A pesquisa comparou as variáveis respiratórias de 30 mulheres com artrite reumatoide com um grupo de pessoas saudáveis, concluindo que as pacientes com a doença apresentaram função pulmonar normal, mas com valores menores do que o grupo saudável.

Além disso, elas tiveram a força muscular respiratória e a capacidade de exercício inferiores, inclusive abaixo dos valores normais.

A artrite reumatoide é uma doença crônica que afeta diversas partes do organismo – como, por exemplo, o pulmão – e ocorre porque o sistema imunológico do corpo ataca a membrana sinovial, que reveste as articulações, responsáveis pela realização de movimentos.

Conhecer o comportamento das variáveis permite que os profissionais da saúde façam o diagnóstico das alterações respiratórias associadas à artrite reumatoide mais rápido, minimizando as perdas funcionais e identificando o tratamento mais eficaz para cada paciente. 

Mais informações podem ser obtidas com o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid pelo e-mail ppgcmh.cefid@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8693.

Leia mais:

30/07/2015 - Pesquisa de mestrado da Udesc avalia pacientes com artrite reumatoide no Oeste de Santa Catarina

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3364-8622
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h