“Miragem” é composta por retratos de corpos transmasculinos em diferentes estados de transição de gênero
Foto: Vitor Dias/Mar Aberto Produtora (cedidas pelo Museu Paranaense)
A exposição “Miragem”, do artista ciber_org, foi desenvolvida durante o mestrado em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sob orientação da professora Silvana Macedo. Agora, as obras estão em exibição no Museu Paranaense (MUPA), em Curitiba, até 6 de novembro, com entrada gratuita.
A pesquisa do artista se coloca nas discussões decoloniais que vêm tensionando paradigmas de representação e visibilidade. Nesse contexto, a série “Miragem" apresenta retratos de pessoas transmasculinas de diferentes territórios, idades, classes, credos, orientações sexuais e raças.
Constituído por um arquivo vivo das múltiplas dissidências sexo-gênero que se reconhecem sob o amplo guarda-chuva da transmasculinidade, a exposição também conta com texto crítico de Guto Ezek, projeto expográfico de Georgi Andres e tratamento de imagens de Luan Jacob Gonzatti.
Sobre o artista
ciber_org é uma pessoa transmasculina formada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atualmente mestrando em Artes Visuais, Linha de Pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O artista investiga a construção da identidade no século XXI, operando triangulações imagético-conceituais que enviesam, borram e suspendem as fronteiras entre real e virtual, online e offline, homem e mulher, humano e máquina.
Sobre o Edital de Ocupação do Espaço Vitrine
A mostra integra o V Edital de Ocupação do Espaço Vitrine do Museu Paranaense. Criado em 2020, o edital já contemplou doze artistas, pesquisadores e coletivos interdisciplinares de diferentes cidades do país. O Espaço Vitrine localiza-se na ligação entre os edifícios do museu e se configura como uma grande janela transparente e permeável ao entorno, pensado para promover múltiplas formas de expressão cultural.
Na edição atual, intitulada Boca de Arquivo, o edital propõe reflexões críticas sobre os arquivos como territórios em disputa: simultaneamente patrimônio histórico e espaço de silenciamentos seletivos. Ao convocar artistas e pesquisadores a interrogar as materialidades e imaterialidades dos acervos, a proposta estimula a criação de narrativas alternativas que problematizam memória, esquecimento, presença e ausência.
Serviço
O quê: Exposição “Miragem”
Quando: 17 de agosto até 6 de novembro
Onde: Espaço Vitrine no Museu Paranaense (MUPA), Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba (PR)
Quanto: Gratuito e aberto ao público. Verifique a classificação indicativa
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350