Da esq. p/ dir.: professor Darlan, doutorando Rodrigo,
doutoranda Eduarda e professor Marlus - Foto: Divulg.
Integrantes do grupo de pesquisa
Fisioterapia Cardiopulmonar do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), estiveram presentes no
9º Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Oncologia (Cbfo), que foi realizado entre 1º e 3 de maio, no Rio de Janeiro, e reuniu especialistas de todo o País para discutir avanços científicos e práticas clínicas na área, com foco em atuação interdisciplinar, novas tecnologias e estratégias de reabilitação em diferentes fases do tratamento do câncer.
A delegação da Udesc Cefid foi liderada pelos professores
Marlus Karsten e
Darlan Laurício Matte. Ambos os docentes integram o
Departamento de Fisioterapia, atualmente chefiado por Marlus, e o
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT). Também foram ao RJ dois acadêmicos do PPGFT, o doutorando
Rodrigo Silva Santos e a doutoranda
Eduarda Borges Mendonça.
A Udesc Cefid participou de duas mesas-redondas: o professor Marlus apresentou o tema "Prescrição de exercício na prática hospitalar" no debate sobre fisioterapia oncológica em ambiente hospitalar, enquanto o doutorando Rodrigo, que também é docente do Departamento de Fisioterapia, abordou o tema "Fragilidade no paciente oncológico: uma avaliação fundamental" na mesa-redonda sobre fisioterapia em oncologia geriátrica.
Além disso, Rodrigo e Eduarda apresentaram oito trabalhos vinculados a projetos de pesquisa desenvolvidos na Udesc Cefid, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), durante mestrado no PPGFT:
-
"Avaliação da fragilidade física de mulheres mastectomizadas em acompanhamento oncológico";
-
"Relação entre tempo em atividade física e tempo sentado com a fragilidade de pessoas com câncer";
-
"Limitação de atividades da vida diária de pessoas em tratamento oncológico: uma avaliação por diferentes modelos de fragilidade";
-
"Atender as metas semanais de atividade física tem repercussão na fragilidade de pacientes em tratamento oncológico?";
-
"Relação da fragilidade multifatorial avaliada pelo Carolina Frailty Index e critérios de fragilidade física em pessoas com câncer";
-
"Força de preensão manual e a relação com fragilidade em pacientes mastectomizadas";
-
"Impacto da fragilidade nas atividades de vida diária em indivíduos com câncer";
-
"Prevalência de sedentarismo em pacientes em tratamento oncológico: autorrelatada e análise pelo questionário internacional de atividade física".
Para o professor Marlus, a presença da equipe no 9º Cbfo reforça o compromisso da Udesc Cefid com a excelência na formação acadêmica e na produção de conhecimento na área da saúde. "É fundamental estarmos inseridos em espaços de discussão científica, principalmente quando tratamos de temas tão relevantes quanto a fisioterapia em oncologia", destaca.
Além de recursos para o desenvolvimento das pesquisas, a Fapesc, por meio do Programa de Apoio à Infraestrutura para Grupos de Pesquisa da Udesc (Chamada Pública nº 48/2022), disponibilizou diárias aos professores Darlan, Marlus e Rodrigo para participação no evento.
Realizado pela
Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia (Abfo), o congresso tem se consolidado como o principal espaço de atualização e intercâmbio científico entre profissionais e estudantes da área.
A Udesc Cefid também esteve representada pelo professor
Sandroval Francisco Torres e pelo egresso André Cruz, respectivamente atuais presidentes do
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) e do
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Santa Catarina (Crefito-10).
Visita técnica
No Rio de Janeiro, o professor Marlus Karsten também realizou visita à Escola de Educação Física do Exército (Esefex), onde foi recebido pela professora
Danielli Mello, da Divisão de Pesquisa e Extensão, além do comandante da instituição, tenente-coronel Bottrel; do sub-comandante, tenente-coronel Pierre; e do chefe da seção técnica de Ensino, major Denes.
"Durante a visita, foram levantadas algumas possibilidades de parceria nos campos da pesquisa e extensão, além de colaboração em atividades acadêmicas e técnico-científicas. A Esefex conta com excelente infraestrutura voltada ao ensino, à pesquisa e à prestação de serviços, aplicados principalmente à operacionalidade no campo militar e ao treinamento e à reabilitação de atletas de alto rendimento", conta Marlus.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
marlus.karsten@udesc.br.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637