Experimento envolveu 13ª turma do curso Esag Sênior. Fotos: Gustavo Vaz/Ascom
Pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizaram um experimento na tarde desta segunda-feira, 11, com a participação de alunos do curso de extensão Esag Sênior, para investigar o processo de deliberação - no qual uma decisão é tomada em grupo, após a exposição de argumentos.
O experimento faz parte de uma pesquisa desenvolvida pelo grupo Callipolis, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), que investiga os elementos que influenciam a participação em processos deliberativos - tanto positiva quanto negativamente - buscando certificar a veracidade dessa influência.
Integram a equipe de pesquisa as acadêmicas Letícia Elena Ito e Juliana Kulpa Feijó, com coordenação do professor Leonardo Secchi.
No experimento, que durou cerca de três horas, os participantes debateram em busca de decisões consensuais para temas propostos pelos pesquisadores.
Segundo o professor Secchi, o que interessa à pesquisa não são os temas em si, mas as variáveis que influenciam no debate e na tomada de decisão.
Outros dois experimentos semelhantes ainda serão realizados, com participação também de alunos da graduação. Os encontros tiveram início em dezembro do ano passado, com a realização de um pré-teste.
As conclusões da pesquisa serão publicadas em um artigo científico.
O
grupo de pesquisa Callipolis tem como objetivo realizar estudos com foco em Políticas Públicas e Desenvolvimento.
Esag Sênior
Voltado a atualização e profissionalização de pessoas de meia idade, o curso
Esag Sênior oferece Formação Complementar em Administração para maiores de 45 anos.
Criado em 2003 e atualmente na 13ª edição, o programa abre inscrições para a nova turma a partir de setembro.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Fone: (48) 3321-8281