Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/11/2019-16h18

Pesquisadores da Udesc publicam artigos em livro sobre repúblicas de Brasil e Portugal

Coletânea de artigos é parceria entre Udesc, Ufsc e Universidade Aberta de Lisboa - Arte: Reprodução
Em 14 de novembro, às 17h30, será realizado o lançamento do livro "Gêmeas Imperfeitas: as repúblicas do Brasil e de Portugal - unidas no ideal e diferenciadas nas práticas", coletânea de textos que é resultado de uma parceria luso-brasileira entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e a Universidade Aberta de Lisboa.

Gratuito e aberto ao público, o evento ocorrerá na Sala 323 do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da Ufsc. O livro será lançado pela editora Edições do Bosque, vinculada ao CFH.

O lançamento contará com as presenças dos três organizadores da obra: os professores Norberto Dallabrida (Udesc), Rogério Luiz de Souza (Ufsc) e José Eduardo Franco (Universidade Aberta de Lisboa).

Antes do evento, às 16h, na mesma sala, o professor Franco ministrará uma palestra, com o tema "República, Religião e Ciência".

Sobre o livro

A coletânea tem artigos de mais de 20 autores, organizados em cinco seções que contemplam várias dimensões do fenômeno republicano nos dois países: "Política e Religião"; "Intelectuais, Literatura e História"; "Educação e Sociedade"; "Ordens religiosas e o caso singular dos jesuítas"; e "Cultura, Patrimônio e Capital Simbólico".

Segundo os organizadores, os textos lançam olhares plurais sobre as primeiras experiências republicanas no Brasil e em Portugal. "A obra busca analisar diversos aspectos da ação política dos dois regimes republicanos e compreender por que tiveram práticas diferentes", afirmam os professores.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail norbertodallabrida@hotmail.com.

Siga a universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Obra é parceria entre Udesc, Ufsc e universidade lusitana
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h